Perfil: Sherry Birkin

Perfil Sherry Birkin

AFILIAÇÃO: D.S.O.

STATUS:Viva

TÍTULOS EM QUE APARECE: Resident Evil 2, Resident Evil: The Darkside Chronicles, Resident Evil 6, Resident Evil: Operation Raccoon City

DUBLADORAS: Lisa Yamanaka, Laura Bailey, Eden Riegel

Perfil: Sherry BirkinQuem viu a assustada garotinha de Resident Evil 2 com certeza não imaginou que, tantos anos depois, ela se tornaria uma das peças essenciais para o futuro do mundo. Nem mesmo a Capcom, provavelmente, que criou com a personagem uma das maiores ironias de toda a franquia.

Em Resident Evil 6, a companhia recriou uma das parcerias que marcaram a história pregressa da cronologia. Após Albert Wesker e William Birkin, amigos e rivais na ascensão da Umbrella Corporation e no desastre de Raccoon City, Sherry e Jake Muller – filho do maior vilão de Resident Evil – agora lutam por um objetivo bem oposto. Está criada mais uma das grandes ambiguidades entre os personagens da série.

Mais do que isso, Sherry também é a personagem que apresentou um desenvolvimento não apenas emocional, mas também físico ao longo da saga. Assim como muitos de nós crescemos jogando Resident Evil, a personagem também passou por esse processo. Para muitos fãs, o retorno da moça foi um reencontro muito agradável.

Prioridades invertidas

Nascida em 1986, Sherry Birkin é filha de William e Annette Birkin, dois proeminentes cientistas da Umbrella Corporation. Com sua esposa como assistente, o pesquisador desenvolvia um dos projetos de maior importância para a companhia: o G-Vírus, uma arma biológica de alto poder mutagênico.

A mesma importância dada ao trabalho, porém, não existia em casa. Sherry crescia com pais ausentes e, com isso, desenvolveu sérios problemas de relacionamento. Com dificuldades para se aproximar e confiar em qualquer pessoa, ela passava boa parte de seu tempo sozinha e não fazia muito além de ir da casa para a escola, e vice-versa.

Ela observava de longe a obsessão dos seus pais, que passavam a discordar dos rumos de pesquisa para o G-Vírus impostos pela Umbrella. Com a desconfiança crescendo cada vez mais, William decidiu mudar de lado e entregar os dados de pesquisa de armas biológicas da empresa para o governo norte-americano, em troca de segurança para ele e sua família.

Tudo, porém, dá errado quando a Umbrella envia um time de soldados para roubar o vírus das mãos de William. No processo, o cientista acaba baleado e injeta o agente mutagênico em seu próprio corpo. Transformado em um monstro, ele acaba causando a infecção dos esgotos de Raccoon City e cria um dos vetores que, mais tarde, transformariam o município em um caos absoluto.

Vendo que a cidade estava prestes a virar um inferno, Annette liga para a escola de Sherry e pede desesperadamente que sua filha tome refúgio na delegacia de polícia. Mal sabia ela que o local, teoricamente seguro, já havia sucumbido ao cerco dos zumbis. Ao perceber a situação no local, a criança se esconde na biblioteca anexa ao gabinete do chefe de polícia Brian Irons.

Encontros que mudariam tudo

Perfil Sherry Birkin

Foi justamente naquele recinto encontro que aconteceria a união que mudaria para sempre não apenas a vida de Sherry, mas também a de Claire Redfield, irmã do ex-membro dos S.T.A.R.S., Chris. Apesar do medo, a imagem de alguém não infectado – e o melhor de tudo, amistoso – foi suficiente para que a criança aceitasse ajuda. Havia algo naquela moça que a impelia a confiar, apesar de todos os seus instintos dizerem o contrário.

O encontro, porém, não foi sinônimo de segurança. A garotinha se via perseguida por um Tyrant T-103, uma gigantesca arma biológica humanoide que a localizava rapidamente e apenas caminhava atrás da menina. Além disso, Sherry acreditava na existência de mais um monstro no encalço dela e seu pai – sem saber que a criatura era o próprio William Birkin, transformado pela ação do G-Vírus.

Esse engano, inclusive, a levaria a se encontrar com Ada Wong e descobrir a verdade sobre a perseguição do Tyrant e de seu tão adorado pingente, um antigo presente de sua mãe. Ao pensar ouvir a voz de seu pai, Sherry se separa de Claire e acaba dando de cara com a espiã. Fugindo em pânico, ela derruba o colar que continha, na verdade, uma amostra oculta do vírus que havia causado todo o dano não apenas à família Birkin, mas também à cidade de Raccoon.

Sem o pingente, Sherry se viu livre da perseguição do T-103, mas ainda estava com um monstro em seu encalço. Saindo da delegacia com Claire e seguindo pelos esgotos em busca de segurança, a pequena acaba sendo separada mais uma vez de sua protetora quando uma barreira do sistema subterrâneo cede e ela é sugada para um nível abaixo.

Ela tem tempo apenas de ver uma terrível criatura se aproximando antes de ficar inconsciente. Para continuar a dispersão do vírus, o transformado William Birkin incuba sua própria filha com um embrião, que cresceria de forma mais adequada no corpo de alguém com código genético semelhante – antes de tomar vida própria dilacerando, por dentro, o corpo de seu hospedeiro. Quando é encontrada novamente por Claire, Sherry sente apenas suas forças se esvaindo e sofre de fortes dores no estômago. A menina estava infectada e tinha poucas horas de vida.

Uma vida salva

É aqui que a luta para fugir de Raccoon City ficou em segundo plano. Para Claire, o objetivo agora era curar a infecção no corpo de Sherry. Seguindo juntas para o laboratório secreto da Umbrella, no subsolo da cidade, a jovem sobrevivente contou com a ajuda inusitada de Annette Birkin.

A mãe da criança, se sentindo cada vez mais culpada por sua ausência como figura materna, acaba sendo atacada pelo próprio marido. Seu último ato em vida é ensinar Claire a sintetizar a vacina DEVIL, que neutralizaria o embrião G e impediria seu crescimento. Fugindo de William Birkin, a moça consegue criar a solução e pede a ajuda de Leon Kennedy, seu parceiro de sobrevivência, que carrega a inconsciente Sherry até o trem que levaria todos para fora dali.

A fuga não seria nada simples. Mesmo o sistema de auto-destruição do laboratório não foi capaz de frear as investidas do monstro, que se tornava mais forte na medida em que era atacado. A solução encontrada por Leon, Claire e uma Sherry já salva do embrião G, foi explodir o trem completamente, vaporizando o monstro e terminando a fuga a pé.

Nos arredores de Raccoon City, Sherry fica sabendo de toda a verdade sobre seus pais e a forma terrível como eles morreram. Apesar de incrivelmente triste, ela sente que, pela primeira vez na vida, está ao lado de pessoas que realmente se importam com seu bem-estar.

Moeda de troca

A companhia, porém, dura pouco. Claire, com quem Sherry havia criado um laço quase maternal, parte sozinha em busca de Chris. Ela deixa a garota com Leon e promete voltar assim que possível, tão logo resolvesse os problemas mais urgentes com seu irmão. Pouco depois, os dois acabam escoltados por agentes do governo norte-americano.

Ciente do que estava acontecendo na cidade – e diante da possibilidade de detonação completa para acabar com qualquer rastro do vírus – o exército dos EUA ordenou o envio de uma série de equipes especiais para Raccoon. Um dos objetivos da equipe era garantir a segurança de Leon e Sherry, dois sobreviventes que geravam grande interesse.

Ela possuía resistência ao G-Vírus e, sendo assim, tinha um alto valor político na guerra contra as armas biológicas. Além disso, agentes da Umbrella e de Albert Wesker – que havia traído a companhia três meses antes – estavam no encalço da criança. A segurança de Sherry, porém, teria um preço: Leon deveria se tornar um agente do governo dos Estados Unidos. Sem opção, o jovem aceita a oferta.

Sherry pode estar em Resident Evil 6

Após um interrogatório, Sherry Birkin é colocada em prisão domiciliar e sua sobrevivência se torna um segredo de estado. Ninguém fora dos altos escalões da administração dos EUA tinha acesso a ela, mas isso não impediu a infiltração de espiões mandados por Wesker. A menina, porém, não era mais interessante para o vilão, que já havia obtido uma amostra do G-Vírus roubada por Ada Wong.

Definindo uma vida

O conselheiro de Segurança Nacional Derek Simmons torna-se o tutor legal de Sherry, que não possuía parentes vivos após a morte de seus genitores. Usando de sua influência e poder no governo, ele deu todo suporte à garotinha e permitiu que ela fosse visitada regularmente por Claire Redfield.

O apoio foi incrivelmente necessário. Pelos onze anos seguintes ao desastre de Raccoon City, a criança foi objeto de estudos dos mais diversos tipos em uma instalação secreta dos Estados Unidos, com o objetivo de conhecer e explorar todos os traços do vírus presente em seu corpo. A experiência dolorosa poderia ter sido muito pior caso ela não tivesse Claire ao lado dela.

O G-Vírus no corpo de Sherry não causaria mais danos no corpo da garotinha, mas não deixou de ter seus efeitos. Como fruto da infecção, ela ganhou uma alta capacidade regenerativa. Tal poder também fez com que seu processo de envelhecimento fosse mais lento que os dos demais seres humanos, dando a ela uma aparência mais jovem que a idade que possuía.

Quanto mais o tempo passava, mais a relação entre Sherry e Claire se fortalecia, causando mudanças no comportamento de ambas. A irmã de Chris decidiu largar a luta armada e se juntar à TerraSave, preferindo agir pelo lado da diplomacia para proteger e cuidar daqueles como a garota.

Já Sherry cresceu tendo Claire e Leon como seus grandes exemplos de vida. Ela almejava ter a mesma retidão de caráter e força dos dois, mesmo com todas as adversidades do dia a dia. O instinto maternal de Claire e sua tolerância com os outros se tornaram características fortes da personalidade da moça. Tudo isso acabou levando-a a aspirar se tornar uma agente federal.

Em 2009, com a morte de Albert Wesker, Sherry não precisava mais estar sob a guarda constante do governo. Simmons ofereceu a ela a chance de fazer parte do Serviço Secreto dos Estados Unidos e lutar por aqueles que passam pelo menos que ela. Contra os conselhos de Claire, ela se torna uma agente da DSO (Divisão de Operações de Segurança, da qual Leon também faz parte) e passa a lutar contra o bioterrorismo global.

O legado do G-Vírus

Perfil Sherry Birkin

No final de 2012, Sherry Birkin é enviada por Simmons a Edonia, um país do leste da Europa que passava por uma grande guerra civil. O objetivo dela era escoltar Jake Muller, um mercenário filho de Albert Wesker, que possuía em seu sangue anticorpos para o C-Vírus, uma nova ameaça que vinha sendo utilizada em ataques biológicos pelas guerrilhas do local.

O jovem, porém, não estava disposto a seguir com ela sem mais nem menos. Ele não possuía lealdade a nenhuma organização e trabalhava para aquele que pagasse mais. Em troca de uma amostra de seu sangue, ele pede US$ 50 milhões, um valor alto que acaba sendo aprovado pelo governo americano devido à importância da missão no futuro da guerra contra a ameaça biológica. Aos poucos, porém, a jornada passa a envolver mais do que dinheiro e uma amizade e confiança começa a surgir entre os dois.

A Neo-Umbrella, uma organização terrorista, estava no encalço do jovem e enviou o Ustanak, uma gigantesca e implacável criatura que tinha como único objetivo obter uma amostra do sangue de Jake – mesmo que ele tivesse que morrer no processo. As habilidades regenerativas de Sherry, aliadas aos poderes recém-adquiridos pelo mercenário após uma injeção do vírus C, se tornaram uma combinação perfeita para a sobrevivência de ambos.

A B.S.A.A. também estava no local, realizando trabalhos de contenção das tropas de soldados infectados pelo vírus. É em Edonia que Chris Redfield e Sherry, se encontram pela primeira vez, apesar de saberem muito um do outro por meio de Claire. Após contar com a ajuda da moça e Sherry em um combate, o capitão da B.S.A.A. os despacha de Edonia em um helicóptero.

As garras da Neo-Umbrella e do Ustanak alcançavam longe e foram capazes de interceptar a aeronave, matando todos os soldados da B.S.A.A. e derrubando Jake e Sherry e uma região nevada, nas montanhas de Edonia. Após se verem obrigados a fugir mais uma vez, a dupla acaba capturada por Carla Radames, a líder do grupo terrorista.

Como que em um flashback de Raccoon City, Sherry passa os seis meses seguintes trancafiada em um laboratório secreto. Ela passa por uma bateria de testes e exames que, mais uma vez, tinham como objetivo extrair o potencial pleno do G-Vírus em seu corpo. O mesmo acontece com Jake e eles são mantidos em salas separadas.

Mal sabia ela que seu envolvimento em toda a trama ia muito além da missão. Secretamente, Simmons era o responsável pelo C-Vírus, tendo trabalhado ao lado de Carla Radames na fusão dos vírus G e T-Veronica. A mulher, em algum momento, havia se voltado contra o conselheiro de Segurança Nacional e, agora, ameaçava todo o globo com suas armas biológicas. Uma trama global, que envolvia até mesmo o assassinato do presidente dos EUA, já estava em curso.

Ao lado de velhos conhecidos

No primeiro dia de julho de 2013, Sherry Birkin consegue se libertar de sua prisão quando um blackout toma conta do centro de pesquisas da Neo-Umbrella. Reunindo-se com Jake, ela contata o Serviço Secreto dos EUA e os dois fogem da instituição após enfrentarem tropas de J’avos – como eram chamados os infectados pelo C-Vírus – em uma perseguição que se estende pelas ruas do distrito chinês de Lanshiang.

Perfil Sherry Birkin

A corrida é interrompida pela queda de um avião nas proximidades. Em seu interior estava ninguém menos que o velho amigo Leon Kennedy, a quem Sherry não via há pelo menos alguns anos. Os dois se juntam para enfrentar o Ustanak que, claro, estava mais uma vez no encalço de Jake.

É aqui que Sherry fica sabendo da verdade sobre o envolvimento de seu tutor legal em toda a trama que arriscava o destino do mundo. Após passar a Leon as coordenadas do ponto de encontro com seu mentor e entregar um chip contendo todas as informações de pesquisa sobre o sangue especial de Jake Muller, ela segue para lá.

Simmons não faz questão de negar seu envolvimento no assassinato do presidente Adam Benford, alegando que a morte foi necessária para proteger a integridade dos Estados Unidos. Ele ordena que Sherry leve todos os outros presos e, ao ver suas ordens contrariadas, pede que seus homens disparem contra o grupo.

No processo, ele é surpreendido por um J’avo e infectado com uma versão modificada do C-Vírus, transformando-se em um monstro. Leon e Helena conseguem fugir, mas Jake e Sherry são capturados novamente e transportados para mais uma instalação secreta da Neo-Umbrella, uma plataforma submarina na baia de Lanshiang.

Hirabayashi: Retorno de Sherry se encaixou bem em Resident Evil 6

A prisão não dura muito tempo desta vez, já que os dois são libertados por Chris e seu parceiro Piers. Juntos, os quatro lutam para frear os planos da Neo-Umbrella e garantir, finalmente, um transporte seguro de Jake de volta aos EUA. Enquanto os soldados da B.S.A.A. lidam com Haos, uma gigantesca arma biológica que dispersaria o C-Vírus pelo mundo, Sherry e seu parceiro enfrentam o Ustanak pela última vez.

Com o aparente fim da Neo-Umbrella – ou pelo menos, da ameaça imediata que ela representava – Jake e Sherry voltam juntos aos Estados Unidos. Ela submete um relatório à DSO sobre os incidentes de Lanshiang e Leon entrega os dados de pesquisa sobre a resistência viral de Jake. A existência do filho de Wesker, assim como a da garota tantos anos antes, torna-se confidencial devido às relações com o antigo vilão.

Outras aparições

Em Resident Evil: Operation Raccoon City, Sherry aparece novamente como o foco de interesse da Umbrella e das forças especiais do governo dos Estados Unidos. Na última missão do game, o Wolfpack – time enviado a Raccoon para lidar com as provas do envolvimento da empresa farmacêutica no desastre da cidade – tem como missão sequestrá-la, matando Leon e Claire no processo.

Trailer, imagens e mais informações sobre as novas missões de Resident Evil: Operation Raccoon City

Por outro lado, o Echo Team do exército americano trabalha ao lado dos heróis, localizando Sherry nos esgotos de Raccoon e impedindo sua captura por William Birkin transformado. A equipe transfere a custódia da garota e Sherry para outra equipe de soldados, que acaba entrando em conflito com o time liderado por Lupo.

A decisão sobre o futuro da garotinha fica totalmente nas mãos do jogador. Caso o usuário decida matar Leon no final do game, Claire também acaba assassinada e a criança cai nas mãos da Umbrella. Na outra escolha, o Wolfpack se volta contra a empresa e sua sobrevivência é posta em dúvida, já que eles – assim como os sobreviventes – não possuem meios de escapar.


Tags: , , , , , , , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

19 Comentários em "Perfil: Sherry Birkin"

  1. Allyson Jeronimo 16/12/2012 at 12:54 -

    Parabéns pelo post, bem completo e esclarecedor. Mas uma dúvida, “…Jake e Sherry voltam juntos aos Estados Unidos.”, não é só a Sherry que volta no avião para os Estados Unidos? Jake não continua “solto pelo mundo” naquela cena final na moto?

    • Felipe Demartini 16/12/2012 at 13:22 -

      Repare que o Jake está embaixo do avião, no solo. E a Sherry fala que ele entregou uma amostra de sangue ao governo, quer dizer, ele esteve nos EUA. Ele só não ficou por lá, tanto que aparece em algum país aparentemente árabe no final.

  2. esdrasbc 16/12/2012 at 14:31 -

    nossa esse perfil exclarece muito .e saudades da estimada Claire (personagem muito humana), eu tava até jogando o RE Code Veronica hd hoje (pense num jogo difícil d passar). resident ainda rende história!

  3. MathRE 16/12/2012 at 14:56 -

    Mto bom o perfil só axo que deviam mudar a imagem do perfil da Sherry po ela só usa essa roupa no modo mercenaries que nem faz parte da cronologia =/ e outra coisa vc esqueceu de por aqueles dados no começo do perfil :status,dublador,aparições… mas tirando isso parabéns para mais um perfil =D

    • Felipe Demartini 16/12/2012 at 16:52 -

      Esqueci mesmo, valeu.

  4. José Mac 16/12/2012 at 15:26 -

    Gostei muito da volta de Sherry a série, pois essa volta explicou uma das grandes dúvidas da série, que era o real paradeiro da menina após RE2.
    Agora, uma particularidade que me chamou a atenção na participação dela em RE6 foi a proximidade de certa forma emocional dela com Simmons. Na primeira vez que joguei, não conseguia entender o porque dela demonstrar tanta preocupação com ele na China. Fui entender só qd li o file que fala sobre a história da tutela legal dela nas mãos dele, file este que demonstra que Simmons tinha um certo “comportamento meio pai” pela menina.

  5. Weslley Kelson 16/12/2012 at 20:51 -

    Laura bailey também dublou a sherry?! :O

  6. José Mac 16/12/2012 at 23:10 -

    Pra mim, a história de Sherry em ORC não deveria nem ser considerada. A trama desse jogo (se é que pode se chamar de trama) é uma galhofada atrás da outra, rs.

    • Felipe Demartini 17/12/2012 at 11:19 -

      Mas ela não é considerada mesmo rs

      • José Mac 17/12/2012 at 19:55 -

        Haha, eu sei, eu quis dizer que não deveria ser considerado nem no perfil, rs.

        • Felipe Demartini 17/12/2012 at 20:06 -

          Tem quem peça pra colocar até os mangás e livros surreais rs
          Eu coloco todos os jogos que o personagem aparece pra servir como referência rápida pra quem tiver a fim de ver tudo sobre o personagem.

  7. SkyblackX 17/12/2012 at 08:41 -

    Parabéns Felipe, mais um otimo poste e com certeza “foi um reencontro muito agradável” vela em RE 6!

  8. RafaelRedfield 25/12/2012 at 15:09 -

    Com a Ótima volta da Fofa da Sherry Isso Prova que a Capcom Ainda está de Olho nos Antigos Personagens , Concerteza Veremos Outros em Futuros Resident Evil. Sem Dúvidas.

  9. Hitalo97 25/12/2012 at 21:09 -

    Uma coisa q eu não entendi na história de jake e sherry em re6 é q no cap.2 ela fala q os 3 dispositivos de memória tem todos os dados de jake:”tudo que precisamos para fazer a vacina”, logo eu pergunto: se ela já tinha todos os dados para fazer a vacina,pra que o governo a enviou para encontrar o jake(tendo em vista q os dispositivos de memória já estavam em posse dela antes mesmo dela ter conhecido jake pessoalmente)?

  10. Sam 26/12/2012 at 15:00 -

    Já to até vendo, como os personagens da velha guarda do RE estão ficando velhos, eles decidirão fazer um resident para despedida dos velhos e boas vindas dos novos, cada cenário do re6 representa um dos primeiros jogos, o do chris representa o esquadrão sendo mortos pouco a pouco por uma força maligna como no RE1, o do Leon, representa um homem e uma mulher tentando fugir de uma surpresa inconveniente junto a uma mulher misteriosa como no RE2, e na do jake, são um casal que representa o ditado ” os opostos se atraem”, e além disso fugindo de uma arma suprema…
    Provavelmente a Sherry veio para substituir a Jill, a Helena substituir a Claire (o que eu duvido um pouco) e Jake acho que substituiria, o Chris só falta saber que será o Leon da nova geração…

  11. Ada Wong Charmosa 28/12/2012 at 11:02 -

    Essa garota foi menininha que marca presença em diversas séries por enfrentar um grande perigo e esta situação esta garota sofreu já pequena presa em uma cidade infestada de zumbis não é pra qualquer um…E aproveitaram bema a personagem e pelo menos não deixaram ela na fila para ser jogada de escanteio e teve uma evolução que traduziu totalmente sua personalidade até Re 6 vemos uma jovem determinada e forte restrigindo se a personalidade de Ashley a Medrosa!Foi uma boa sacada relembrar esta personagem que aparecerá na grande época de Resident Evil que foi o RE2.
    Agora veio a ideia Shady vc já pensou em também criar um perfil sobre a Ashley Graham pq até sei que há mts pessoas aindam com a idéia de que Sherry seja a mesma pessoa que Ashley então poderia ficar mais claro para os que não sabem!

    • Felipe Demartini 28/12/2012 at 13:34 -

      Com certeza será feito, só nao sei quando

      • Ada Wong Charmosa 29/12/2012 at 13:50 -

        Assim que legal até porque admiro a Ashley tbm msm a achando patricinha e chatinha porém sofrendo tudo aquilo que passou com Leon é uma aventura Épica!Obrigada Shady.

  12. Igor Maxisims 04/04/2013 at 20:52 -

    Ia ficar legal se fosse Sherry e Ashley *0* OMG…