Resident Evil 6 para a todos enganar

Rumor: primeiros detalhes de Resident Evil 6

No momento em que este artigo é escrito, a Tokyo Game Show havia sido encerrada há alguns dias. O principal evento de games do Japão veio com uma promessa e terminou com uma frustração. Ambas têm nome: Resident Evil 6.

Pela primeira vez, praticamente toda a comunidade de fãs da série foi enganada. Não apenas os fanáticos, mas também sites de renome e revistas de games, no que pode ser um dos maiores fakes que já apareceram na indústria de games. E tudo começou com uma única imagem, e cresceu com vigor em meio à ansiedade e expectativa dos fãs, com as mentiras certas aparecendo nos momentos mais oportunos possíveis.

Começa com uma simples imagem

No dia 12 de julho, a Capcom divulgou sua programação para a Comic-Con 2011. Apesar de originalmente ser uma feira voltada para quadrinhos e filmes, cada vez mais o evento de San Diego se transforma em palco para grandes revelações relacionadas a games. A desenvolvedora de Resident Evil é uma das empresas que mais se dedica à feira e, para aquele ano, prometeu grandes “surpresas” relacionadas à franquia.

O painel da empresa aconteceu e nada de surpreendente foi revelado. Apesar de ter contado com algumas novidades, nenhuma delas poderia realmente ser considerada surpreendente. Grande parte dos sites e blogs de Resident Evil acompanhavam o evento em tempo real e, quando a conferência chegou ao fim, veio a bomba.

Resident Evil 6 para a todos enganar

A imagem acima, supostamente, teria sido mostrada após a conferência, em um encontro da Capcom com jornalistas atrás de portas fechadas. Os veículos de imprensa estavam sob embargo e, sendo assim, não poderiam comentar o assunto. A foto foi enviada por uma fonte não identificada ao site Hell Descent e rodou o mundo.

A recusa da Capcom em comentar o assunto, para os fãs, era apenas mais uma indicação de que o vazamento era realmente verdadeiro. A empresa manteve uma política de não comentar rumores e, em nenhum momento, negou a veracidade da imagem divulgada pelo Hell Descent. Resident Evil 6 estava mais perto do que nunca. A grande revelação, segundo a foto, aconteceria dois meses depois, em 15 de setembro, data em que começava a Tokyo Game Show 2011.

Desde então, se multiplicaram os rumores relacionados ou não à logo vazada na Comic-Con. A revista oficial do PlayStation, em sua versão britânica, publicou nota afirmando que o game seria lançado em 2012. Mais tarde, a mesma publicação deu como certa a presença do game no evento japonês, mais uma prova da veracidade da imagem vazada.

Resident Evil 6 para a todos enganar

Resident Evil 6 se tornou ainda mais palpável quando apareceu no currículo da animadora Shanon Justisson. O perfil da profissional no LinkedIn foi rapidamente alterado e passou a indicar o trabalho da artista em RE5, durante o ano 2009 – época em que o game já completava um ano nas lojas. A mudança por uma data errada apenas serviu para provar, ainda mais, que o sexto título estava próximo.

Chega a grande hora

Quanto mais a Tokyo Game Show se aproximava, mais aumentava a excitação dos fãs. A Capcom continuava a não se pronunciar sobre o assunto – claro, a grande revelação deles havia vazado e todo o mundo já conhecia seu grande segredo. A falta de uma negativa oficial era como um grande sim, e a revelação de Resident Evil 6 era apenas questão de tempo.

Um dia antes do início da feira japonesa, a revista americana EGM publicou mais uma novidade vinda de fonte anônima. Segundo o informante, Resident Evil 6 voltaria às origens e seria brutalmente assustador. A publicação reafirmou que o título seria revelado na feira japonesa.

15 de setembro, o primeiro dia de Tokyo Game Show veio e foi embora. Apesar da Capcom ter dado algumas informações sobre Resident Evil: Revelations, o sexto capítulo da série continuava nas sombras. A ausência do título na data indicada na imagem vazada durante a Comic-Con apenas deixou a comunidade em polvorosa. Em 16 de setembro, veio a bomba:

O vídeo acima surgiu no YouTube em torno das 22h do dia 15 de setembro. No fuso-horário do Japão, isso representava pouco tempo após a abertura dos portões da Tokyo Game Show em seu segundo dia. Sem mais explicações, sem grandes divulgações. As imagens simplesmente apareceram na internet.

Resident Evil 6 para a todos enganarO teaser trailer praticamente não continha cenas, apenas texto e música. Uma única imagem era exibida, além de coordenadas que indicavam um local no estado canadense de Ontario. No local exibido em um flash havia um logo da organização terrorista Veltro. E apenas isso. Nada mais, nenhuma informação, nenhuma data, nenhum personagem.

A informação pipocou rapidamente em todos os sites dedicados à série Resident Evil e, pelo Twitter ou em fóruns, fãs se dedicavam a descobrir se o vídeo era verdadeiro ou não. Não havia indicação alguma de que as imagens eram falsas e, mais uma vez, a Capcom não comentava o assunto.

Investigação digital

Minutos após o surgimento do vídeo, os primeiros detalhes foram postados por um usuário no fórum do site Biohaze. Também frutos de um suposto vazamento, as informações traziam um prato cheio para os fãs. Leon e Jill como protagonistas, o retorno de inimigos clássicos, Ada Wong com um papel importante e as antigas câmeras dos primeiros jogos da série. Uma nova imagem acompanhava as informações, e foi a partir daí que a mentira começou a ser revelada.

Resident Evil 6 para a todos enganar

Rapidamente, a paisagem desolada foi descoberta como falsa e parte do portfólio de um artista gráfico. Com isso, o restante das informações foi rapidamente descartado como um mero fanservice, o tipo de coisa que espertinhos mal intencionados falam para agradar aos fãs mais ingênuos e tentar ganhar alguma credibilidade na propagação da informação. Não deu certo desta vez.

Mas o trailer? Este sim era verdadeiro, e a excitação apenas aumentou quando o site Kotaku afirmou que o vídeo era oficial, e Resident Evil 6 estava sendo revelado no Capcom TGS Theather, uma das tradicionais atrações da empresa na feira. O pequeno cinema servia como sala permanente de exibição dos vídeos dos principais jogos da companhia e também como local de descanso para aqueles que andavam sem parar pelo centro de convenções

Cerca de quatro horas após a divulgação do teaser, e pouco após o autor original do vídeo cancelar sua conta no YouTube, o site Gamespot levantou dúvidas sobre a veracidade das imagens. Segundo o veículo, nenhum de seus jornalistas haviam assistido ao trailer e, quando questionados, representantes da Capcom afirmavam não conhecer nenhum anúncio relacionado a Resident Evil 6.

Pouco depois, o editor executivo do site IGN, Rich George, afirmou, em seu Twitter pessoal, que as imagens não estavam sendo exibidas no estande da Capcom. O Kotaku também voltou atrás, alegando um desencontro de informações entre representantes dos braços japonês e americano da empresa. Enquanto o primeiro afirmava que o vídeo seria real, o segundo negou categoricamente a existência das imagens.

Por fim, ao final do segundo dia de Tokyo Game Show, a Capcom se pronunciou. O trailer de Resident Evil 6 era falso e não estava sendo exibido na feira. O sonho havia acabado e, mais uma vez, o sexto game da série era uma incógnita.

Uma segunda tentativa

Os informantes secretos tentaram mais uma vez enganar a comunidade já calejada com os eventos do dia anterior. Na tarde do dia 16 de setembro, o mesmo usuário responsável pela divulgação da foto do logo de Resident Evil 6 publicou, no fórum Hell Descent, o primeiro slide de uma apresentação que revelava o sexto game da série. O SAC não publicou notícia sobre o assunto por desconfiar da veracidade da informação.

Resident Evil 6 para a todos enganar

Apesar de ter atraído certa atenção, principalmente dos sites e blogs especializados na série, a notícia não causou tanta comoção. E, como sabemos, Resident Evil 6 não foi revelado durante a Tokyo Game Show, confirmando de uma vez por todas que o informante estava errado.

Comunidade ingênua

Apesar dos bastidores dos vazamentos e divulgações não ter sido revelado, muitos acreditam que toda a história não passou de um grande troll, feito por pessoas inteligentes e que, acima de tudo, gostam da série. Os “informantes” escolheram os momentos exatos para revelar suas informações e se aproveitaram fortemente da ingenuidade e expectativa dos fãs.

A logo surgiu logo após uma conferência que permitia surpresas, mas não entregou nenhuma. O trailer foi postado no início do segundo dia de Tokyo Game Show, quando a data indicada na primeira imagem vazada já havia passado e a comunidade começava a se questionar se o game realmente existia. Os erros de grandes sites, como Kotaku e IGN, foram apenas a cereja em um grande bolo de mentiras, que movimentou muitos aficionados e manteve os brasileiros acordados até tarde. Tudo em vão.

Nem tudo está perdido

Apesar da logo e do trailer serem falsos, e parte de uma grande trama de informações mentirosas, não voltamos à estaca zero. Pouquíssimas vezes, a Capcom se pronunciou oficialmente sobre Resident Evil 6, comprovando sua existência e desenvolvimento. A informação oficial mais recente veio pelo vice-presidente executivo da companhia, Christian Svensson. Segundo ele, RE6 será “ambicioso” e trará uma trama atualizada.

Fica a dúvida também sobre o currículo de Shanon Justisson. Como já dissemos, a mudança brusca de Resident Evil 6 para RE5, sem a alteração do ano em que o trabalho ocorreu, não faz sentido algum uma vez que a aventura de Chris já estava nas lojas em 2009, ano indicado pela profissional. Quem conhece pelo menos um pouco de desenvolvimento de jogos sabe que, para se criar um trailer, é preciso pelo menos um processo de produção já iniciado e o envolvimento da equipe de animação e modelagem 3D. Sendo assim, a realização de um trabalho de previs é perfeitamente plausível.

Resident Evil 6 para a todos enganarA possibilidade de vermos o sexto capítulo da série em breve é remota. O anúncio de um episódio principal da franquia desviaria a atenção dos fãs dos dois próximos games a serem lançados, Resident Evil: Revelations e Operation Raccoon City. Após o fim do primeiro trimestre de 2012, porém, abre-se novamente a janela para a divulgação do título já que, até onde sabemos, não há nenhum outro game planejado na sequência.

E todos sabemos que, pouco após março, vem junho. E em junho, tem E3… e lá vamos nós de novo.


Tags: ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

13 Comentários em "Resident Evil 6 para a todos enganar"

  1. cristiano 23/09/2011 at 23:13 -

    foi até bom o resident evil 6 não ser anunciado ! por quê ?, porque a capcom tá transformando vinho em aguá, os disco suporta 50 GB de dados que podem ser feitos 30 horas de jogo e em 3D 120fps 1080p EXCLUSIVOS no todo poderoso hardware japonês, PS3, tb no Wii U, os estadunidence não gosta de jogos de horror, tudo japonês capcom SONY e nintendo, seria um orgasmo o RE6 nesse nivel. seria melhor a capcom pessar quem fez o que nós somos hoje PS e N, eu era feliz do dia do anuncio do RE5 até o dia que a capcom anuciou num console fraco ai estadunidence, aquilo foi uma facada nas costas, ala pensou que ia vender mais, mais não foi o contrario muitas criticas negativas, jun takeshu sai fora, mikami conserta isso.

  2. Joao 24/09/2011 at 01:20 -

    Eu concordo com o que este site diz penso que como a capcom viu que os fans desconfiavam algo sobre resident evil se calhar tao a pensar em fazer o anuncio quando sair estes 2 residents que tao pa sair porque se anuncio fosse feito ja desviaria a atençao destes 2 games e nso ja sabemos como a capcom e nestas situaçoes , mas tb acho que a capcom nao tava preparada para estas revelaçoes acerca do trailer e logo acho que e mentira eles devem saber que e verdade so que nao era o momento pa anunciar e agora negam tudo a capcom tem tado assim ja alguns tempos , cumprimentos resident evil sac.

  3. youkofoxy 24/09/2011 at 02:26 -

    olhem a Capcom de cima e peguem referencias com seu melhores jogos.
    vai da para saber o que eles acham disso.
    faz sentido eles esconderem e não falarem já que RE tem muita influencia, se algo vaza pode ser uma mudança geral das vendas como o amigo Joa disse.

    mas vejam direito. apesar de nunca anunciar nada disse. a Capcom ta amando essa trollagem toda (até porque ele e o epicentro da brincadeira) parece até que ela mesmo armou.

    por que ela taria gostam, porque isso prova que se de certo RE 6 será um estouro. o queremos mesmo e Horror de sobrevivência que meta muito medo, mas com bastante ação assim como CODE veronica ou outbreak.

    mas eu não espero muito do 6

  4. Squaare 25/09/2011 at 14:04 -

    O que ficou estranho nisso tudo, é que a Capcom não se pronunciou com nada!
    Ela ficou calada com tudo, e nem pra ela negar este rumor.

    Prefiro acreditar que depois disto, eles iniciem alguma coisa com RE6.

  5. Joao 25/09/2011 at 23:41 -

    Eles vao anunciar o resident evil 6 a capcom nao se pronunciou porque sabe que e verdade que tem o resident evil em desenvolvimento e ja devem ter um trailer so que como mts fans nao pararam de falar que ele vinha na TGS a capcom deu uma liçao pa eles e agora quando sair estes 2 jogos que tao pa sair do resident evil talvez ai a capcom fale algo , akilo e o ke eu chamo de uma empresa surpresa nao sabemos o ke esperar dela .

  6. Giovani 26/09/2011 at 12:18 -

    ja era de se esperar, o jogo q mais causa alvoroço e rumores são o do resident evil, ainda mais qnd o assunto é o jogo da cronologia (1, 2, 3, Code Veronica-X, 4, 5…)

  7. leonidasPF2 26/09/2011 at 13:08 -

    A IMAGEM DO RE6 FOI FEITA POR UM BRASILEIRO.
    PORQ?
    SIMPLES OLHEM A DATA ESTA NA NOSSA VERSÃO LA ELES BOTAM O MES NO DIA E O DIA NO MES!!

    • -Evil Shady- 26/09/2011 at 13:12 -

      O Brasil não é o único país do mundo a usar a data nesse formato…

  8. c-MadE 02/10/2011 at 13:36 -

    Pelo menos o logo é bom, ver ele dá a entender q a série voltaria ao terror! 🙁

  9. Luan 30/10/2011 at 23:44 -

    Ja ouvi fala que o RE 6 ia ser no brasil sei la tomara que sim mais prefiro que ele seja com os zumbis de antes que eles nao corriam kkk’.

  10. Kadinho 04/11/2011 at 22:06 -

    Um UP quem percebeu que nesse trailer do RE6 aparece a data de lançamento!
    (48.4158″””02″””,-89.”””26″””73)

    26/02

  11. Cesar 27/12/2011 at 16:07 -

    Eu só quero uma coisa, que Biohazard volte a ser como antes. Quero a famosa “câmera parada”, quero zumbis como antigamente, que não lançam marchado em você, quero chefe que dão realmente ele clima de medo, anciedade e o “- Meu, o que eu faço agora?”, como por exemplo a primeira vez que você encontra a cobra no RE1, o Mister-X no RE2 e o Nemesis no RE3, para mim, isso sim são chefes de verdade. Também sinto falta dos “quebra-cabeças”, pegue aquela manivela, abra aquele portão, pegue a chave, volte para o baú, pegue mais armas, volte, abre o portão, mate o chefe, sem contar com os inimigos que aparecem para te encher o saco, isso sim é Biohazard. Quem nunca quebrou a cabeça na parte dos quadros nos RE1? Lembro que na época meu irmão comprava as revistas de “Detonados” para zerar, por era muita dor de cabeça, e isso não existe mais nos REs atuais, agora é só atirar em zumbi que lança flecha e sabem falar italiano… Esqueci também os efeitos sonoros, que eram muito bons e aterrorizantes. Até hoje eu coloco o CD do RE3 para jogar um pouco no PS2. Gostei muito quando saiu o Outbreak, muito bom, relembrou a velha guarda. Mas e depois? Acabou? Espero que a Capcom volte com o pensamento de antigamente, vou torcer muito com a chegada de Resident Evil 6, porque essa e uma das versão que não sabemos como que ira ser. Ótimo site, continue assim e espero que alguém tenha o mesmo pensamento que eu. Abraços.

  12. Andy Shanon 31/05/2013 at 23:42 -

    VIM DO FUTURO PARA AVISAR-LOS QUE RE6 EXISTE SIM E FOI LANÇADO NO FINAL DE 2012! ABRAÇOS.