A Divina Comédia e Resident Evil: Revelations

Resident Evil: Revelations chega hoje às lojas americanas como um dos games mais carregados de simbologia de toda a franquia. Tal aspecto, provavelmente, é fruto de uma mudança de roteirista. Dai Sato, responsável pelo argumento do game, é um veterano de animes como “Stand Alone Complex” e “Cowboy Bebop”, mas nunca havia trabalhado em um título original para os consoles.

Para seu mais novo trabalho, Sato usou como influência uma das obras mais clássicas da história: “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri. O livro, escrito por um dos maiores poetas italianos, tem fortes raízes religiosas e conta a história de uma viagem do próprio autor do Inferno até o Paraíso.

As referências não são difíceis de serem notadas. Afinal de contas, o livro está na mesa de Clive O’Brian durante as cenas do game e trechos da obra aparecem na abertura de cada um dos capítulos. As aparições d’”A Divina Comédia” em Resident Evil: Revelations, porém, vão muito além disso e fazem parte da concepção da Veltro, a organização terrorista que serve como antagonista do game.

Abandone toda a esperança aquele que aqui entrar

A frase acima, proferida pelo terrorista durante um dos trailers de Resident Evil: Revelations, é também um dos trechos mais famosos de “A Divina Comédia”. No livro, a frase está escrita nos portões do Inferno e recebe de forma soturna todos aqueles que por ali passam.

A palavra Veltro, em italiano, significa galgo inglês, uma raça de cachorro reconhecida por sua fidelidade, inteligência e agilidade, tornando-a uma das principais escolhas para caçadas. Em “A Divina Comédia”, um cão desse tipo é o responsável por guiar as boas almas ao Purgatório, evitando que elas seguissem até o inferno.

O simbolismo vai ainda mais além. O galgo inglês é um cão facilmente reconhecível, que vive por muitos anos e raramente sofre de doenças genéticas ou degenerativas. Sendo assim, são mais adaptáveis às condições do ambiente, resistindo à escassez de comida ou água sem que fiquem enfraquecidos. Assim como uma ideia, são animais que resistem a quase tudo.

Não existe animal melhor para aparecer na bandeira de um grupo terrorista que tem como objetivos a vingança e a revelação da verdade. Mesmo após ter sido considerada acabada, logo após a destruição de Terragrigia, a Veltro “retorna dos mortos” para concluir sua missão, forte como sempre e motivada a infectar um quinto da população mundial com o vírus T-Abyss.

Novas imagens e site oficial de Resident Evil: Revelations

As referências também estão presentes na localização da base da Veltro, nos montes gelados de Valkoinen Mökki, na Finlândia. Durante uma investigação no local, Chris e Jessica enfrentam uma série de obstáculos assim como aqueles que buscam o Paraíso em “A Divina Comédia”. Para chegar até lá, o indivíduo deve provar seu valor em diversos sacrifícios de purificação.

Um encontro com Zenóbia

A Divina Comédia e Resident Evil: RevelationsUma referência circunstancial também pode ser percebida entre A Divina Comédia e o destino do navio Queen Zenobia, onde se passa parte da trama de Resident Evil: Revelations. O cruzeiro é o local da última transmissão feita por Chris Redfield antes do desaparecimento que motivou a ida de Jill e Parker ao local.

O nome da embarcação é uma referência clara à Rainha Zenóbia (ao lado, em quadro de Herbert Schmalz), que governou e levou a cidade de Palmira, na Síria, a tempos de glória durante o século III. De acordo com a História Augusta, uma série de biografias de imperadores romanos, ela é uma das descendentes de Dido, rainha de Cartago, na Tunísia.

Em “A Divina Comédia”, Dante se encontra com Dido no segundo círculo do Inferno, onde ele está condenado a sofrer pela eternidade em um redemoinho devido à sua luxúria. O destino de sua “filha” Queen Zenobia em Resident Evil: Revelations é semelhante, já que o navio fantasma permanece à deriva em pleno Mar Mediterrâneo, em meio a águas turbulentas.

Ficou interessado? A Divina Comédia é um livro que é de domínio público, ou seja, pode ser baixado gratuitamente.


Tags: ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

16 Comentários em "A Divina Comédia e Resident Evil: Revelations"

  1. re 07/02/2012 at 14:46 -

    Q aula em Shady kk eu pensei q era comedia por causa do simbolo estranho da Veltro

  2. leonardo 07/02/2012 at 15:01 -

    existem tres rainhas no game né?
    Queen Zenobia, Dido ( que ta no fundo do mar( melhor parte eu acho quando voce entra nele)), e Queen Seramis ( me corrijam se estiver errado).

    • -Evil Shady- 07/02/2012 at 15:19 -

      Olha só… não jogamos o game ainda, mas vamos ficar espertos nessas informações e atualizar esse artigo 😉

  3. nathan drake 07/02/2012 at 15:05 -

    voce ta certo,já jogou o jogo leonardo?

  4. nathan drake 07/02/2012 at 15:15 -

    acabei de zerar,CUIDADO,SPOILERS
    em uma parte do jogo o’brian discute sobre o inferno e o purgatorio…….Existem 3 navios gemeos…….o ultimo está no fundo do mar……..

    • rescclp 07/02/2012 at 19:04 -

      O K–lho! Sem SPOILERS @nathan drake P**ra! rsrsrs XD Evil Shady, tem como deletar este post acima, por enquanto? Semana que vem, já pode “começar” a spoilar, mas não tudo, ouviu @nathan drake? rsrsrs =D

      • -Evil Shady- 07/02/2012 at 19:37 -

        Não tinha mto spoiler aí, mas deletei a parte mais foda…

  5. -Evil Shady- 07/02/2012 at 15:23 -

    Galera, vamos só tomar um pouco de cuidado com os spoilers hein… a gente teve essa atenção no artigo justamente pra não entregar nada… o game sai hj, então vamos dar um tempo pra galera descobrir as coisas antes de sair falando, ok?

    • nathan drake 07/02/2012 at 15:50 -

      desculpa aí shady,é que tô muito ancioso ,se eu guardar todas as ”revelaçoes”eu vou explodir,desculpa mesmo

  6. José Mac 07/02/2012 at 15:26 -

    Coincidencia, eu estava justamente lendo esse livro!

    • re 07/02/2012 at 15:34 -

      kkkkkkk putz q incrivel

  7. Conrado 07/02/2012 at 15:33 -

    Opa! ÓTIMO artigo!!! Muito bom mesmo… =)

    Ps.: O Album da Milla Jovovich se chama The Divine Comedy, e eu entendo o porque que ela o chamou assim… =)

    Esse “poema/livro” é cheio de altos e baixos, paraíso e inferno, bem e o mal… É um obra bem diversificada… *-*

  8. Joacir Júnior 08/02/2012 at 16:21 -

    Muito legal estas referências que aparecem em Revelations. Parabéns pela matéria.

  9. Leonardo 20/02/2012 at 21:14 -

    Li o livro com um dicionario do lado… palavras bem dificies… mais o livro é realmente muito bom… cai no vestibular (se não me enguano). Dante é realmente um gênio

  10. Umbrella girl 11/03/2012 at 18:39 -

    Dant ?? Do Devil May Cry?SHASJUHS to so zuando;)

  11. Carlos Henrique (Oliveira!) 11/03/2013 at 16:44 -

    Bom, estamos aguardando, e contando, os dias para a estreia do game no PS3. Uma pena não lançarem um pacote contendo o zero, o remake e esse. Mas a capcom sabe o que faz, ops, RE 6, é, nem tanto!