Capcom explica demora da versão PC de Resident Evil 6

Primeiras imagens da versão PC de Resident Evil 6

O vice-presidente de planejamento da Capcom, Christian Svensson, explicou a demora no lançamento da versão PC de Resident Evil 6. Em um post nos fóruns oficiais da companhia, ele conta que, originalmente, a ideia era desenvolver o port para computadores internamente. A decisão tardia de terceirizar a produção, tomada em setembro, causou todo esse atraso.

Segundo Svensson, a empresa polonesa QLOC só pôde colocar as mãos no game após o final do trabalho nas versões PlayStation 3 e Xbox 360. O executivo explica que o caminho mais fácil seria adiantar detalhes da engine e mecânica para a produtora durante o desenvolvimento de Resident Evil 6, para que eles pudessem começar a trabalhar no port antes mesmo de receberem a versão final. Porém, a mudança nos rumos da versão PC foi tomada tarde demais para que isso fosse possível.

Para compensar o atraso, a Capcom e a QLOC decidiram incluir uma série de novidades, como uma integração completa à plataforma Steam e a nova dificuldade para o modo Mercenaries. Além disso, um port para PC necessita de uma série de medidas, como a construção de um benchmark, testes de compatibilidade e diversas otimizações gráficas e de controle. Resident Evil 6 também foi a primeira experiência da QLOC com a engine MT Framework, o que exigiu algum tempo de adaptação e aprendizado.

O executivo afirma que tudo isso, ao contrário do que pensa a maioria dos jogadores, leva tempo para ser produzido. Svensson lembrou ainda que o processo de port de um game para PC não consiste simplesmente em apertar um botão e ter o código completo – pelo menos, não se o objetivo final for um trabalho de qualidade.

Ao fim, Svensson garante que o trabalho produzido está excelente. A versão PC de Resident Evil 6 chega ao mercado no próximo dia 22.


Tags: , , , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

6 Comentários em "Capcom explica demora da versão PC de Resident Evil 6"

  1. @effeliciano 07/03/2013 at 13:34 -

    A última vez que a Capcom tercerizou o port/produção de um game da série, nós vimos o ‘excelente’ resultado de REORC né?

    Enfim..
    A própria Capcom precisa definir novos rumos, e evitar erros como esse.

    Adiantou o jogo para consoles, de Novembro para Outubro, e não consegue adiantar o port do mesmo game pro PC.

    Acredito eu que a Capcom apenas largou a tarefa na mão da QLOC e dane-se. é a impressão que dá.

    • rescclp 07/03/2013 at 18:38 -

      Lembra do RE4 pra PC? 😉

      • McLee 07/03/2013 at 19:35 -

        O fiasco no port de RE4 para PC foi sim muito grande pelas mãos da UBISOFT. Porém o port de RE5 para PC ao meu ver ficou muito bom… E desse detalhe ninguém parece lembrar.

        O “RE6 PC Version” pelo que pude observar ficou otimo.
        Contando os dias para a chegado do game!!!

  2. marcos RE 07/03/2013 at 13:38 -

    Aguardemos para ver como estará…

  3. levasco 07/03/2013 at 14:15 -

    Ano cheio de lançamentos de RE, PS4 chegando, a Capcom deve ter ficado em parafuso em 2012.
    Esse port vem com todas as correções, vai dar tudo certo. Se mudassem o inventário seria perfeito, pra acertar a arma parece abertura de cofre, handgun 2 pra direita, espingarda 3 pra esquerda, é meio estranho lembrar disso no meio do tiroteio.
    Espero que no RE 7 sejam mantidos os golpes físicos e os veículos, mas que deixem isso menos Shenmue, não que Shenmue seja ruim, mas hoje podem fazer melhor.

  4. Diego Shuriken 07/03/2013 at 21:18 -

    Quem portou RE4 pra PC foi a sourcenext =/
    RE4 foi lançado primeiro na china pela Thypon games depois foi distribuido pelo resto do mundo pela Ubi. Tanto que uma época, o pessoal da comunidade de mods de RE4 lá do Zinvizionfree mandou um e-mail pra Ubisoft perguntando porque de RE4 PC ser tão horrível. A própria Ubisoft disse que só foi a publisher do game na Europa que a Sourcenext tinha feito a conversão.