Capcom quer atualizar versões PC dos três primeiros Resident Evil

Capcom quer atualizar versões PC dos três primeiros Resident Evil

Em uma tentativa de ampliar seu foco no mercado digital de games para PC, a Capcom tentou atualizar os três primeiros games da série Resident Evil e lançá-los novamente em serviços como o Steam. A ideia era torná-los compatíveis com versões mais recentes do Windows e acessíveis à nova geração de jogadores.

De acordo com Christian Svensson, vice-presidente de planejamento estratégico da Capcom, as discussões sobre o assunto vêm acontecendo há mais de um ano e, por enquanto, não progrediram. Apesar de não ter descartado a ideia, o executivo também não de uma previsão de quando ela se tornará realidade.

Resident Evil 2 e RE3 já passaram por um processo semelhante em 2006, quando a empresa japonesa Sourcenext os relançou no Japão, em parceria com a Capcom. A PSN é o único meio de distribuição digital que conta com os três games da série até o momento.


Tags: , , , , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

27 Comentários em "Capcom quer atualizar versões PC dos três primeiros Resident Evil"

  1. Leonardo 05/04/2013 at 13:13 -

    Nossa, essa notícia alegrou meu dia *-*, finalmente poderei jogar RE1 no PC, antigamente não dava porque era exclusivo para Windows 95

    • Diego Shuriken 05/04/2013 at 13:38 -

      Digamos que até da pra jogar RE1 no PC porém, mesmo setando o game em modo de compatibilidade com o Win95, ainda tem o problema dos frames. O game acaba por ser exibido em uma velocidade absurda mesmo com programas que baixam os FPS um pouco ainda fica mais rapidinho que o normal. Sem contar que o game fica sem som em alguns PC’s e os efeitos em algumas texturas do jogo tipo da PLANT42, das raízes dela ou algumas portas e caixas ficam todas pretas sem exibir corretamente as texturas

      Compensa mais jogar pelos emuladores que terá um resultado pelo menos visual bem melhor do que jogar em um Psx original ou PS3.

      • Matheus 07/04/2013 at 01:26 -

        É só a desenvolvedora saber ajustar isso. Qualquer jogo hoje em dia de PC não tem diferença de 60 FPS para cima. Esse problema de ficar muito rápido é algo específico de emuladores e jogos antigos de PC.

  2. Diego Shuriken 05/04/2013 at 13:30 -

    Estava pensando nisso esses dias enquanto jogava Resident Evil 1 no PSP ^^

    Se isso acontecer mesmo, tem alguns problemas que deveriam ser resolvidos antes.

    1 – Movies em HD ou com qualidade iguais ou melhor que aos das versões da Sourcenext.

    2 – Arrumar as músicas em RE2 PC que estão em baixa qualidade.

    3 – Aumentar a resolução dos backgrounds pré-renderizados dos 2 primeiros games que mesmo na versão PC de RE1 e a da sourcenext de RE2 as imagens tem resolução de 320×240. Algo muito inferior aos padrões full-hd que temos hoje em dia. Do contrário os games continuaram com os cenários com aspecto pixelizado. Embora RE3 sourcenext tenha imagens em 640×360 algo que já se nota diferença.

    “SE” a Capcom tiver boa vontade poderia também mudar na engine dos games para que fossem exibidos em full screen com resolução de 720p por exemplo em não mais em modo janela como tem sido feito até hoje.

    É esperar e torcer pelo melhor =/

    • Felipe Demartini 05/04/2013 at 22:00 -

      A grande maioria das coisas que vc apontou exigem refação, ou seja, um retorno ao desenvolvimento para redesenho de cenários, remasterização de músicas ou modelos de personagens. A pergunta a seguir é (e vale para outros ~problemas dos jogos com mais de 15 anos de idade apontados aqui nessa notícia): vale a pena ter todo um trabalho??

      A resposta, para a Capcom, com certeza é não. Fazer um game não é fácil nem barato, to preparando um artigo cheio de números pra ver se as pessoas entendem que um relançamento ou uma remasterização não é igual aumentar o tamanho de uma imagem no Photoshop (se vc quiser fazer direito, claro)

      • Diego Shuriken 06/04/2013 at 00:45 -

        Acho que me experessei mal. =/
        Eu sei que melhorar o game igual fizeram com RECV no revival selection daria trabalho e custa caro.

        1 – Sem redesenhar os cenários. Só aumentar o tamanho das imagens. Algo que a sourcenext fez em RE3.

        2 – As músicas de RE2 no PC soam como MONO seria só deixar em STEREO não refazer.

        3 – Se possível fazer o game renderizar em tela cheia no PC em 1024×768 por exemplo pra acabar com o modo janelinha 4:3

        Eu imagino que seja caro e trabalhoso refazer um game de mais de 15 anos que rodava na engine do DOOM ^^ hoje em dia.

        Seria só o caso de fazer ajustes, algo que talvés até façam pois os games antigos rodavam em modo windows95 e com sistema de cores 16bits e tem incompatibilidade com placas de vídeo atuais.

        • Felipe Demartini 06/04/2013 at 20:05 -

          Tem que ver se as artes originais comportam essas “esticadas” que vc cita. Pq a resolução é baixa, e se vc tentar aumentar demais uma imagem pequena no Photoshop, já sabe né =P
          Simplesmente transformar as músicas mono em stereo não faria diferença alguma, o som seria igual em todos os canais da mesma forma.

      • levasco 06/04/2013 at 01:48 -

        Era exatamente disso que gostaria de saber.
        Deve dar um baita trabalho, parabéns pela iniciativa.
        Ansioso pelo post.

  3. Ygor Freire 05/04/2013 at 13:32 -

    PQP, *—–*, sorriso de orelha à orelha agora.

  4. Nicolas Augusto 05/04/2013 at 15:15 -

    Isso seria muito bom! Concordo com o comentário do Diego Shuriken, há muitos problemas a serem resolvidos para tornar o título compatível com os PCs atuais. Uma atualização gráfica seria muito interessante, mas mudanças na jogabilidade pode não ser uma boa ideia. Dependendo da situação e da quantidade de modificações pode se tornar um remake em vez de uma atualização.

    • Diego Shuriken 05/04/2013 at 15:57 -

      A proposta da Capcom é só de relançar os games então podemos ficar sossegados quanto a mudanças. As únicas coisas que eu acho que fazem falta são estas que eu disse acima. Se a dona Capcom tiver boa vontade poderia portar por exemplo a versão do GC de Resident Evil 2 que na minha opinião é um pouco melhor que a do Dreamcast e também pegar a versão GC de RE3 que não tem serrilhado nenhum nem aquela “tremedeira” nos personagens 3D que tem nas outras versões.

  5. Fã velho 05/04/2013 at 15:45 -

    Vi a foto do Chris atirando no “First Zombie” e bateu uma tremenda vontade de jogar. O Residente vil 1 disponível na PSN possui o áudio estranho, não são as músicas do game original. Tomara que essas versões sejam!!!

  6. @effeliciano 05/04/2013 at 17:28 -

    zerei o 3 da source next pra windows 7 esses dias.. e estou jogando o 2 tb.. boas conversões, melhorias são bem vindas… e loading times zero… vlw a pena.

  7. McLee 05/04/2013 at 19:58 -

    Definitivamente está é uma noticia maravilhosa!!!
    Sempre desejei ter os games de PC original, espero que a CAPCOM tenha sucesso nessa empreitada e traga o máximo em qualidade nesses classicos maravilhosos!!!
    Assim poderei completar minha coleção da plataforma PC que já conta com RE4,5 e 6. 🙂

  8. José Mac 05/04/2013 at 20:27 -

    Tomara mesmo que isso se confirme! Quero RE no STEAM tb!!!

  9. leonardo ss 06/04/2013 at 00:37 -

    Tomara que eles deem uma polida no jogo igual a versão japonesa da sourcenext e alias que coincidência hoje mesmo eu baixei as versões da sourcenext de re2 e re3 com graficos melhores e estava lamentado de n ter uma versão de re 1 e de ser em japonês! Ah e pessoal alguem poderia me ajudar,pois estou tentando configurar os graficos do re 2 mas n sei se é possível pois o re 3 dá e eu consegui algum adm poderia me ajudar???

    • Diego Shuriken 06/04/2013 at 00:49 -

      Resident Evil 2 só da pra melhorar no painél de controle da sua placa de vídeo – Nvidia ou AMD.

      Embora a versão antigona de RE2 pra PC tivesse a opção de exibir a imagem em modo software (Semelhante ao PSX) ou hardware(Melhor resolução e gráficos dos personagens.) A versão da SN já vem com gáficos bonitos. Podendo melhor o serrilhado talvés pela configuração da sua placa de vídeo. E tem também o modo tela cheia em 640×460 apertando F8

  10. yuri 06/04/2013 at 02:24 -

    sei saísse para steam, com as devidas garibadas, eu pre compraria todos.

  11. levasco 06/04/2013 at 02:49 -

    Tomara que se concretize, é mais uma forma de novos jogadores conhecerem de onde veio RE e terem a oportunidade de passar pelo o que nós old school passamos.

    Desculpem a mudança de assunto.

    Em Devil May Cry a Capcom pode viajar a vontade, Silent Hill e Final Fantasy com suas respectivas produtoras idem, porém não gostaria de ver fantasmas nem hadoukens em RE, por exemplo (exagerando, claro).
    Digo isso após ler The Biology of Evil, onde tentaram dar bases científicas (não sei se posso citar o site aqui), pra que o que vemos em RE, se fosse possível, acontecesse.
    Como exemplo de inconsistências científicas cito Steve em CV mutando (leia-se dobrando de tamanho) sem absorver matéria orgânica e Simmons fazendo o que fez com um trem mutando da mesma maneira, personagens pulando de mais de 4 metros e caindo em pé como se descessem uma escada.
    Em RE5 pelo menos a Excella teve a pilha de majinis pra tentar ser mais verossímil na sua mutação.
    Sei que RE é ficção, claro, porém, parte do seu sucesso se deve a colocar o jogador em uma situação muito mais próxima do real (face your fear) do que nos jogos que citei, vide a tensão que REmake causa até no mais destemido e veterano jogador, apesar de ser só um jogo, esse aspecto faz toda a diferença.
    Acho que a Capcom deveria ter um pouco mais de cuidado nesses detalhes que, parecem irrelevantes, porém tornam RE menos comum e fazem a franquia ser o que ela é hoje. Diante das características de RE, algumas leis químicas e físicas poderiam ser mais respeitadas, acho que isso ajuda na composição de um ambiente mais tenso, por causar ainda mais limitações nos protagonistas e causar mais apreensão no jogador.
    Dito isso, uma pergunta ao Felipe e a todos: até que ponto RE pode se distanciar da realidade sem perder sua identidade, ou, no caminho inverso, cair no exagero (exemplo, reação do personagem a tiros recebidos) sem estragar a diversão?

  12. Max 06/04/2013 at 02:55 -

    Tomara que atualizem também p resident evil 4 do pc.

    • José Mac 06/04/2013 at 13:01 -

      Hahaha, esse era um que eu só aceitaria se fosse mesmo refeito do zero, rs!!

  13. Nicolas Augusto 06/04/2013 at 21:12 -

    Demartini, falando nas versões da PSN, eu li no site IGN que a Sony registrou uma patente que habilitaria troféus para os jogos de PS1 sem alterar o jogo em si.
    A matéria pode ser encontrada aqui:
    http://www.ign.com/articles/2013/03/21/are-trophies-coming-for-psone-and-ps2-classics
    Para você, quais seriam alguns dos troféus de ouro para os títulos da série?

    • Felipe Demartini 07/04/2013 at 00:32 -

      Terminar em menos de 3h, habilitar Rocket Launcher, salvar todos os personagens, coisas assim.

  14. Alexandre 07/04/2013 at 13:45 -

    Tem é que tomar vergonha na cara e lançar elas no X360 e depois lançar remake. kkkk

    Tinham que lançar um remake com esses 3 jogos, seriam 3 campanhas, uma com cada jogo. Seria perfeito demais, af.

    Resident Evil: Dead Memories -n

  15. babudo 26/04/2013 at 15:05 -

    poxa já zerei o 2,3,4,os secundários: outbreak,dead aim, code Veronica e o operação raccon city… mas me falta este (Resident evil 1)no meu curriculo. vamos pessoal da capcon quebra este galho!!!

  16. kk 02/06/2013 at 19:23 -

    tomara que lançem para pc logo!!

  17. Lindemberg Oliveira Serafim 14/07/2013 at 14:25 -

    eu consegui jogar sem problemas o resident evil 1 no pc, tava rapido ei eu fui mudando o tipo de placa até que deu certo, o jogo rodou no seu fps normal, mais só tem um probleminha, jogando com a jill o primeiro zumbi não pode ser enfrentado logo de cara, se não quando voce matar ele, quando voce voltar pra falar com o barry, vai travar… mais fora isso, o jogo rodou perfeito aqui