Capcom tem “visão clara” sobre o futuro de Resident Evil

Veja mais de 30 imagens de Resident Evil 6

Em um comentário que pode servir como boa nova em um momento vazio de novidades, o vice-presidente de planejamento da Capcom, Christian Svensson, afirmou que a empresa possui uma “visão clara” do que fazer com a franquia Resident Evil. A fala pode ser vista como uma evolução já que, no início do ano, a empresa não se mostrou muito certa sobre os rumos da saga no futuro.

O comentário veio em resposta a questões sobre as vendas de Resident Evil: Revelations Unveiled Edition no Ocidente. Apesar de ter estreado com bons números no Japão e Europa, fãs questionavam a empresa sobre uma possível falha nas prateleiras dos Estados Unidos. Svensson não comentou sobre o assunto e a expectativa da Capcom é que o game venda 1,2 milhão de cópias até março do ano que vem.


Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

38 Comentários em "Capcom tem “visão clara” sobre o futuro de Resident Evil"

  1. Marcus Vinícius Roston 18/06/2013 at 18:45 -

    Entre ação ou survival, pra mim tanto faz, eu só quero jogar um bom jogo com um bom enredo. Só não quero um reboot, não estou preparado pra isso agora, e vou confiar em você, dona Capcom 😉

    • stLmpp 19/06/2013 at 14:10 -

      Concordo

  2. Hirouakan 18/06/2013 at 18:47 -

    1,2 milhões até o ano que vem? Acho improvavel. Esse port ja começou mal das pernas. Primeiro por causa do preço. A versão de 3DS está mais barata, logo não justifica lançar o jogo quase pelo preço retail padrão de lançamento.

    Segundo, tivemos uma avalanche de Resident Evil em 2012, e sendo que os dois lançamentos pra consoles de mesa foram uma decepção, tanto em critica como em vendas, a serie perdeu o gas e logo o interesse dos jogadores.

    O marketing tambem influencia, apesar de terem lançado diversos videos, não contou com uma campanha de marketing grande (Obviamente, depois do fiasco financeiro que foi RE6).

    Até agora, de acordo com o site vgchartz, o jogo vendeu em media de 250 mil copias no PS3 e apenas 70 mil no X360 (copias distribuidas, obvio). Alem de contar com uma versão de PC (que roda em pcs beeeem modestos) que pode contribuir com a pirataria, duvido muito que alcance esse numero esperado até ano que vem.

    O que é uma pena, apesar de ter seus defeitos, é de longe o melhor Resident Evil que tivemos desde RE4.

    • Felipe Demartini 18/06/2013 at 19:13 -

      VGChartz não tem números precisos nem leva em conta o mercado digital. É meio arriscado levar em conta os números de lá.

    • evander 18/06/2013 at 19:30 -

      começou mau das pernas??
      ?, isso vai contra as noticias que li

  3. @effeliciano 18/06/2013 at 19:04 -

    Problema real nunca foi pirataria.
    Isso foi bem falado antes e durante a E3.
    Problema aqui é a qualidade dos títulos lançados, não só pela Capcom.
    Vamos ler mais as notícias antes de sair comentando qualquer coisa.

    Usuários de PS3 trocam jogos usados, já que alguns da Capcom vem sem o PASS ONLINE, então podem ser trocados, sem dificuldade. Problema REAL é a qualidade dos ultimos títulos da Capcom, lançados, porque a coisa desandou MUITO desde RE6. A empresa abandonou o seu maior e melhor mascote: MEGAMAN.

    A empresa jogou sua melhor série no limbo: Resident Evil. Muitos esperavam uma parceria exclusiva com a Nintendo pra jogos de WiiU: NÃO ACONTECEU.

    Muitos esperavam aquele RE de PSP anunciado a 2 anos atrás: NÃO EXISTE. A Capcom nem fala desse projeto. Nem pro PSP, nem pro PSVITA. Adorei RE Revelations, foi um bom trabalho feito, mas vendeu no 3DS o que tinha que vender. A CAPCOM demorou muito pra converter pros consoles dessa geração.

    A Capcom tá apostando mais em jogos digitais ultimamente, pode-se ver pelo marketing em cima do DUCKTALES, que promete ser um ótimo remake. Dungeons e Dragons também, apesar de não passar de um jogo CPS2 com filtros podres aplicados e modo online, coisa que já existia a anos, no Kaillera.

    Destino de RE tem que ser um só: voltar ao gênero survival horror. Pra mim é isso, minha opinião. Reboot? quem sabe, mas queria saber a origem do Jake e tal, antes de recomeçar a saga.

    Um abraço para todos.
    Ed.

    • Carlos Lopper 18/06/2013 at 19:46 -

      Então Ed. Algumas coisas eu concordo do meu ponto de vista outras não. Eu acho bom Resident Evil ficar fora da jogada por um bom tempo. A saga ta passando por muitas mudanças e ta sendo alvo de muitas críticas. Eles precisam parar e bolar uma boa jogada. O Marketing de Resident Evil é perfeito, o problema mesmo está no jogo. Tivemos Resident Evil 5 que, apesar de ter focado mais na ação foi eleito um bom jogo. Resident Evil Operation Raccoon City que foi uma vergonha total. Resident Evil Revelations que salvou o nome da série na atualidade e o fracasso Resident Evil 6. Então eu acho que uma parada seria vantajoso para a série.
      Novos títulos estão saindo por ai, The Last of Us e o promissor e grande concorrente The Evil Within criado pelo mesmo criador.
      Resident Evil precisa de um novo título, não um título bom, ele precisa de um excelente título pra colocar a série novamente nos eixos. A Capcom é muito capaz disso.

    • evander 18/06/2013 at 19:47 -

      revelations, é um port de 3DS. o titulo não tinha grandes pretensões quando estava sendo feito. afinal era um exclusivo para o 3DS, na minha cabeça foi assim (me corrija se eu estiver errado) REVELATIONS foi feito para
      1, fazer os fã antigos (que tinham o portátil) lembrarem um pouco dos velhos tempos
      2 destrarir os fãs em geral, para preparar o terreno para RE6.
      o jogo não tem MUITA relação com o resto do enredo, eu acredito que ele teve muitas betas, lenbro-me de uma declaração de KAWATA, ele disse: gostei tanto do revelations acho que ele deveria ter um numero, EU ACHO, que ele se referia a BETA, onde chris e jill se enfrentam, e não da versão final,
      REVELATIONS e RE6, foram feitos praticamente no mesmo período de tempo, mesmo sem o publico saber, todas as atenções da CAPCOM estavam voltadas para o todo poderoso RE6, seu irmão pobre o revelations não teve nem mesmo uma grande campanha de marketing, (está OBVIO que RE6 custou os olhos da cara,) mesmo a versão de consoles não foi feito praticamente NENHUM marketing, TEVE SIM, mas bem fraco. sendo tambem que os graficos um pouco fracos e ainda uma visão mais survivor horror, diferente da ação desenfreada da maioria dos jogos atuais, ja que o gamer de hoje em dia está acostumado (e gosta) apenas de ação ação ação. infelizmente o reclaque de muita gente pode prejudicar REVELATIONS que é um otimo jogo, que mesmo sem o investimento que teve RE6, se sobrepoz ao mesmo

  4. Lucas Gaspar 18/06/2013 at 19:43 -

    Felipe,

    O que você supõe com essa notícia…. qual sua opinião…..

    • Felipe Demartini 18/06/2013 at 19:47 -

      Não tem opinião SAC pq eu não sei mto o que pensar. Parece que eles já sabem o que fazer, mas o que eles vão fazer? Pode ser qquer coisa, desde deixar a franquia dormir por um tempo até fazer um game de ação. Não dá pra inferir nada, pelo menos a meu ver. As vendas de Revelations não estão sendo surpreendentes.

    • Carlos Lopper 18/06/2013 at 19:48 -

      Boa! Qual a opinião SAC?

  5. José Mac 18/06/2013 at 20:07 -

    Sempre acompanhei os comentários de alguns que diziam que RE estava só ação e blablabla, e que deveria ter mais horror e papapa…
    As mesmas pessoas que reclamavam, então, passaram a dizer que Revelations é a grande esperança da série, que veio pra salvar o survivor horror e coisa e tal. Agora que sai o jogo, as mesmas pessoas começam a chiar, dizendo que o jogo tb tem ação como os ultimos… Resumo da ópera:
    1 – Será que o jogo não pode ter mais de 10 inimigos na tela, que vcs ja consideram ação?
    2 – será que o inimigo não pode ser um pouco mais rápido, que vcs dizem que o jogo ficou uma correria e tiroteio desenfreado? Vão jogar os antigos, em que um zumbi demorava 5 minutos pra chegar mais perto…
    Na boa, as vezes irrita o camarada vir aqui e pedir mais, mais e mais horror… Parece que nunca ta bom pra eles!!! Tá achando que tem bala demais? Então zera o jogo na faca! Ta achando que o inimigo tá rapido demais? Então procura um jogo em que os inimigos são lesmas-zumbis!
    repito uma coisa que já disse antes aqui: tem muito fã de RE que não compra jogo pra jogar, já compra pra botar defeito!

    • Carlos Lopper 18/06/2013 at 20:17 -

      Disse tudo! Sempre me irritei que esses comentários como se o Terror fosse o único meio de “salvar” a série.
      O que eu mais gostei no Revelations não foi o terror, foi como a estória foi contada, como eles elaboraram tudo, os personagens, os cenários e tal. Tipo eu sou a favor de mudanças. Eu adoro os Resident Evil antigos, mas a gente tem que entender que a tecnologia agora é outros e temos outros caminhos agora a percorrer. Pra mim não é ação que está “estragando” Resident Evil, é como eles manoseiam a estória e o jogo.

      • José Mac 18/06/2013 at 20:24 -

        Exato!! A maneia como a história é contada e tb o grau de capacidade que o enredo tem de prender!
        E sinceramente, adorei o modo como Revelations fez isso, utilizando-se de uma trama estilo filme cheio de reviravolta. Até o jeito como iniciava cada capítulo, fazendo um resumo dos principais fatos, bem estilo série de TV… lembrou muito o excelente Alan Wake nesse quesito!

        • Davis Abreu 19/06/2013 at 12:05 -

          E ainda tem gente que compara REvelations com RE4, REvelations tem história e é uma das mais fodas da franquia, cheia de reviravoltas a cada capitulo, finalizei esse game sem pressa e só não tô mais jogando por conta de estar em época de provas! 😉
          ”E não é por causa de 0,20 cent, é por 0,40 cent, porque é ida e volta!” U_U

    • Nandoskennedy 22/06/2013 at 03:24 -

      Concordo que mimimi é muito chato. Mas eu mesmo disse várias vezes em vários sites que Revelations era a esperança de uma volta ao Horror para RE. No entanto, todos sabemos que Revelations não da medo. No máximo um susto ou outro. Mas a grande cartada da situação é que não se trata de o jogo dar medo ou não de fato, trata-se dele ter o TERROR COMO TEMA.
      RE foi para o rumo da ação pq a Capcom interpretou que o sucesso de RE4 foi devido a ele ter ação. Seguindo essa mesma lógica, se Revelations fizer sucesso e sabendo que ele tem como foco o TERROR, podemos concluir que a Capcom justificará esse sucesso por causa do terror, assim os futuros REs poderão ao Survival Horror.

  6. Daniel 18/06/2013 at 20:43 -

    Espero que RE siga o caminho deixado pelo Revelations. Se for assim por mim tudo certo, vou comprar e prestigiar sempre. E gostaria que a capcom tivesse anunciado um remake na E3 semana passada, mas blz a série precisa de férias agora.

  7. mary 18/06/2013 at 20:53 -

    #ChangeBrazil!!!

  8. LF 18/06/2013 at 21:22 -

    #ChangeBrazil# e também #ChangeResidentEvil# kkkkkkkkkk

  9. Nivaldo Ferreira 18/06/2013 at 21:51 -

    Um game que dosava ação com suspense é exatamente aquele que eles cancelaram e é encontrado como 3.5 no Youtube. Não importa que dizem que é sobrenatural, e daí. Poderiam inclusive reaproveitá-lo e lançar como RESIDENT EVIL 3.9 – PESADELOS DE LEON. O game mostraria a rotina de Leon em sua casa/ap. e seus pesadelos semanas antes de ser contatado pelo presidente dos Estados Unidos para resgatar sua filha Ashley.

    • Bruno D cesar 18/06/2013 at 22:01 -

      Sua ideia é legal, mas isso não seria Resident Evil, e sim Silent Hill Evil.

  10. Bruno D cesar 18/06/2013 at 21:59 -

    Não me importo se há ou não terror nos jogos de Resident Evil, o que importa é a emoção que tal jogo consegue gerar, nos apresentando uma história envolvente e diferente.

  11. fernando van dyk (biohazard) 18/06/2013 at 23:35 -

    lembro que quando lançou o code veronica e passou um tempo!! a galera reclamava q RE tava muito repetitivo! pq em todos os jogos de RE tinhas os zumbis e ETC… ou seja sempre os mesmos inimigos!! dai depois de toda a patifaria dos betas cancelados tivemos o RE4 com um novo estilo jogabilidade e camera nova!! inovando totalmente o estilo da serie.
    eai pra galera tava ruim tb!!! pq agora se tratava de um jogo de açao!! shooter e ETC.. pra mim a pior besteira q a capcom fez foi ter vazado com o RE4 pra tudos os consoles!! inclusive para o ps2 q fez com q o shinji mikami pedisse demissao!!
    garanto q se o mestre mikami ainda tivesse no comando da serie, nao tava essa patifaria toda!

  12. Bruno Coelho 19/06/2013 at 02:07 -

    Sou daqueles que fãs de Resident Evil que não tem problemas em jogar o clássico Survival Horror ou ação. O que quero é um bom enrendo (coerente, história que envolva o jogador e consiga surpreendê-lo), com bons gráficos e boa jogabilidade. Ou seja, o game tem de ser bem trabalhado. Exatamente nesse ponto que a Capcom vem falhando, ao lançar jogos mal acabados. É isso que precisa mudar, ter mais capricho com suas produções.

  13. Cleyton Himura 19/06/2013 at 09:02 -

    Eu creio que a Capcom nunca deveria ter mudado os rumos da franquia Resident Evil, só pra atrair mais público ou seja lá o que… A série principal (numerada) deveria ter se mantido fiel às origens desde o inicio e se a questão era atrair mais jogadores, fazer isso em jogos spin-offs, onde se poderia focar mais na ação e em outros tipos de jogabilidade, como no caso do Operation Raccoon City, que tem uma proposta interessante,mas infelizmente não agradou… Sou fã do gênero survival horror e como fã é muito desagradável quando as desenvolvedoras fazem mudanças tão drásticas assim, foi o que aconteceu no Dead Space 3 também. Vamos esperar que a Capcom recupere o verdadeiro espirito dessa franquia. O RE Revelations nos faz pensar que é possivel.

    • RogueaVampira 19/06/2013 at 11:30 -

      Também concordo que as novas jogabilidade ficariam perfeitas em jogos spin off da série. RE 6, por exemplo, seria um ótimo ‘spin off’, rsrsrsrs

  14. RogueaVampira 19/06/2013 at 11:20 -

    Não achei a ação de Revelations exagerada. Pelo menos não foi ao estilo Resident evil 6, onde os personagens derrotam as B.O.W’s com golpes fisicos. A jogabilidade voltada para a ação de RE 6 fica muito bacana no multiplayer onde não há preocupação com enredo do jogo e personalidade dos personagens, mas no modo campanha fica muito sem noção. Afinal para que as armas, se voce pode derrotar os bichos com um counter atack? Em Revelations tem golpes fisicos sim, mas somente quando os bichos estão tontos ou com a faca. No quesito verossimilhança (ou algo proximo a isso) Revelations já é melhor RE 6. Quanto ao futuro da série, eu arrisco dizer que a Capcom não vai rebootar a série antes de terminar o arco iniciado em RE 6 com a introdução do idiota do Jake e todo aquele drama de novela mexicana dele ser filho do Wesker, e o Chris ter matado o pai dele para salvar a Jill. Acho que provavelmente o Jake deva voltar em mais um jogo da série junto com Chris e Jill. O impasse entre os três precisa terminar, porque o Jake culpa o Chris pela morte do wesker, mas não sabe o que o Wesker fez com a Jill. A Jill foi a verdadeira causa da morte do Wesker já que o Chris revela ao Jake que matou o wesker por motivos pessoais, ou seja por causa da Jill. E Resident Evil 5 deixa claro que o Chris só seguiu adiante por causa da suspeita de que a Jill tava viva, ele não tinha idéia que o Wesker tava vivo antes de encontrar os dois e descobrir que wesker queria infectar o mundo com uroboros. E aí entra mais um drama: Como o Jake ainda pode ficar revoltadinho com o assassino da morte do Pai se ele o fez para salvar outra pessoa? Como o Jake reagiria ao se confrontar com o verdadeiro motivo da morte do pai dele, ou seja a Jill? Ou a Capcom pode ligar o botão do dane-se para tudo isso e rebootar a série. E sinceramente, eu prefiro um reboot do que ver mais um game com o Jake como centro das atenções novamente…

  15. Cassiano 19/06/2013 at 11:59 -

    A marca resident evil já passou por muitas mudanças. Imagine vc fazer um bolo onde vc acrescenta algo aqui outro ali e no fim resulta uma mistura onde vc não consegue definir o sabor do bolo. O que vc faz? Se vc quer sobreviver no mercado, vc deve esquecer a massa antiga do bolo e começar a preparar uma nova e melhor, onde terá tudo que de bom vc aprendeu com a experiência do primeiro. Em resident evil, eles sabem que podem fazer uma nova história e longa que durasse uns 5 residents novos ao invés de tentar mexer no caos que está no enredo atual. Assim, lançar um a um com os melhores da mecânica, jogabilidade, gráficos, interface, interação, sequencia de cutscene. Tudo para elevar a franquia a um novo patamar.

  16. mcle22 19/06/2013 at 18:39 -

    Sinceramente não sou contra a idéia de um reboot. Depois do RE6, a franquia ficou sem muita opção do que seguir de agora em diante, já que o C-Virus se espalhou por diversas partes do mundo e, sendo assim, não teria muita lógica se o RE7 não continuar a história do RE6. Como diria a própria campanha de marketing do RE6: “no hope left”.

  17. igorkennedyre6 20/06/2013 at 11:16 -

    Torço para que essa “visão clara” não seja um reboot…

  18. Hygor 20/06/2013 at 19:47 -

    Bom,muita gente esta falando que o RE6 foi uma porcaria,uma droga,horrivel etc.Mas estao falando isso por falar,por que o RE6 e um jogo muito bom mas teve apenas uma baixa venda a menos do que o esperado pela capcom,por causa de uma lideranca errada e as pessoas estao querendo dar uma opiniao sem saber o que e certo e a capcom tambem para nao ter esse problema de novo tem que ficar um bom tempo sem fazer outro RE por que em 2012 a capcom lancou um tsunami de RE(tsunami meio exagerado,mas e modo de falar),por isso a capcom tem de pensar muito e muito e fazer um jogo muito bom que volte o SURVIVOR HORROR e tenha ACAO tambem ai vai agradar os dois lados (como o ditado “nao se pode agradar a gregos e troianos”)pidem fazer que nem o modo do RE6 dividido e fazer uma campanha terror mais terror do que os primeiros jogos da serie e uma campanha de acao ai o jogo vai ficar bom,a capcom nao pode bobia nesse jogo nao se nao perde a fama.

  19. MathRE 20/06/2013 at 20:13 -

    Legal!So não sei se essa e uma boa ou ma noticia =/

  20. Gabriel S. Kenedy 21/06/2013 at 21:42 -

    acho q é uma boa notícia os últimos RES serviram de testes embora eu veja muitos quesitos bons no RE6 como campanhas diferentes tentar agradar gregos e troianos n é uma má ideia só tem q agrada ambos no caso ser mais impactante no terror e na ação enfim eles já sabem o q fazer e principalmente o que n fazer a questão é esperar agora

  21. Renan 23/06/2013 at 13:16 -

    A minha opinião sobre RE é:

    Terror:

    A capcom não conseguiu transmitir o TERROR em RE6 por exemplo, por causa da EVOLUÇÃO da jogabilidade e por causa do tipo de perssoganens que ela criou. EX: Leon (agente do governo) Chris (menbro da BSAA) Jake (corrigindo “Super Jake”). O que eles tem em comum?

    Todos eram pessoas altamente preparadas para enfrentar situações que o jogo impôs.

    Quando eu joguei RE6 eu me senti totalmente CAPAS de fazer qualquer coisa., passar por qualquer coisa.

    O rumo em que a saga está tomando só tende a ficar na AÇÃO.

    RE3:

    Quem não jogou RE3 e não se sentiu INCAPAS de enfrentar o NEMESIS.

    Entendem agora o que eu eu estou dizendo?

    Na minha opinião, ou a Capcom bola um geito de criar um clima de INCAPACIDADE no jogo, ou deixa como tá mesmo, porque Rebot não é a solução.

    Abraço a todos.

  22. ricardo 23/06/2013 at 19:42 -

    concordo com os comentarios de José Mac e Carlos Lopper sao virus diferentes que deixam zumbis mais fortes mais rapidos e mais inteligentes eu gostei do r6 principalmente a campanha do chris muito massa mas o povo sempre reclama que o jogo e isso ou aquilo vai entender

  23. Lucas Gaspar 24/06/2013 at 15:40 -

    Galerinha…. foi só eu que joguei o Lost in Nightmare do Resident Evil 5???? aquilo sim considero perfeito… ótimos gráficos, ar de survivor, clima de suspense…. achei melhor que tudo lançado hoje em dia…. melhor que revelations, resident evil 6 e etc…. eu gostaria muito que a Capcom fizesse algo naquele estilo…. achei muito bem feito, num jogo que foi totalmente voltaldo para ação (Resident Evil 5)…. enfim, minha onião.
    Felipe, inclusive nunca vi uma reportagem ou sua opinião a respeito to Lost in nightmare… o que achou?

    • Felipe Demartini 24/06/2013 at 16:48 -

      Gosto bastante.

  24. michael 25/10/2013 at 09:57 -

    é simples porque o RE remak eo RE 0 nao foram bem aceito? porque foi lançado pra game cube e nao ps2, simples assim, video game de criança com 20 milhoes. deu nissoa ai.