Executivo da Capcom fala contra lançamentos anuais de franquias

600 pessoas e um ideal: Resident Evil 6

Jogos como Call of Duty ou Assassin’s Creed iniciaram uma tendência interessante no mercado: a anualização de franquias, com novos títulos chegando uma vez ao ano. Mas se depender de Christian Svensson, vice-presidente de planejamento estratégico da Capcom, a desenvolvedora de Resident Evil não deve aderir à prática tão cedo.

Falando no fórum oficial da empresa, Svensson afirmou não ser fã dessa dinâmica, que envolve alta organização e muitos investimentos. Segundo ele, a anualização de uma franquia é impossível a não ser que a empresa consiga manter dois times de desenvolvimento de alta qualidade ao mesmo tempo, com ciclos de desenvolvimento de 20 meses e um grande foco na inovação.

Caso contrário, afirma ele, o que acontece é uma canibalização dos próprios games, com um título competindo com outro da mesma franquia. Ainda, na visão de Svensson, é preciso uma franquia forte o bastante para sustentar lançamentos anuais sem que os jogadores se cansem dela. Ao final, ele afirma que a única série capaz de se encaixar nesse tipo de modelo seria Monster Hunter, e apenas no mercado japonês.

Svensson diz que não pode falar em nome da companhia e deu as afirmações acima falando por si. Mas parece esquecer a enxurrada de lançamentos de Resident Evil no ano passado, a esmagadora maioria com qualidade questionável. Vendo o que aconteceu em 2012, uma estrutura organizada e focada na inovação e qualidade parece um alívio diante do que vimos em Resident Evil recentemente.

Você prefere lançamentos anuais de Resident Evil ou um tempo de desenvolvimento maior, com menos games, para que propostas mais legais cheguem ao mercado? Deixe sua opinião nos comentários.


Tags: , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

15 Comentários em "Executivo da Capcom fala contra lançamentos anuais de franquias"

  1. Weslley Kelson 15/05/2013 at 12:08 -

    Se querem anualizar resident evil que seja com spin-off, mas eu realmente não quero a anualização de RE.

  2. leandro 15/05/2013 at 12:18 -

    olha a bomba que é as duas franquias citadas ai, pra mim nem o próprio Assassin’s Creed é o bicho, acho um jogo bem meia boca! façam como Gran Turismo, demorem pra entregar alguma coisa, mas entreguem alguma coisa que realmente seja boa!

  3. Lucas 15/05/2013 at 12:28 -

    Calma e paciência são termos que trabalham muito bem em conjunto com qualidade. O problema dos fracassos em 2012 é a pressa e a falta de um tempo melhor para discussões e embasamento dos títulos. É muito melhor aguardar um tempo em larga escala para um nobre título da franquia do que entupir a biblioteca da Steam com títulos e inúmeras DLCs dos jogos. A empresa, em suma, pode começar a se espelhar num título que se deu muito bem em questões de qualidade: Resident Evil: Revelations ;).

  4. Diego Sakazaki 15/05/2013 at 13:00 -

    Deveriam gastar algum tempo em encontrar formas de melhorar os jogos e reviver as franquias que estão na gaveta tipo Onimusha, Mega Man, Rival Schools Captain Commando e por ae vai.

  5. Wes 15/05/2013 at 13:16 -

    Não Concordo com RE se tornar um lançamento anual, os jogos que são lançados anualmente, no meu ponto de vista são os jogos que praticamente não nescessita de um MODO historia muito planejado, não pq o jogo não prescise mas sim por que quem jogar não está nem ai para a historia, Select serve pra isso para pular as partes de videos que não quero ver, e tambem jogos que são baseado mas no publico que deseja sempre jogar on line, quem quer sempre jogar on tem interesse de cumprir as missões do jogo junto com a galera.
    Uma das coisa que sempre me chamou anteçao em RE era a sua historia, algumas vezes mesmo sem entender nada ficava ali prestando atenção no video, pq estava interessante, a história te prende a atenção, por exemplo em RE 6 a unica parte da historia que me chamou atenção foi a parte da Ada dos outros personagens so assistir uma unica vez e olhe la as partes que eu pulei por que sabia que não ia ter nada interessante, ( achei a forma que usaram para unir os personagens um pouco forçada ) alem disso se repetir em todas as campanhas.
    Para mim Resident Evil é muito mais que um jogo so pra cumprir missões on line, não jogo apenas para matar uma quantidade de zumbis, ou para fazer uma missão em menos tempo, é uma franquia onde o modo historia é muito importante, acho que é por isso que cada pessoa tem o seu personagem favorito, isso acontece pela historia e não apenas pelo jogo, pq se não poderia colacar qualquer personagem que tava bom! Se for para fazer historia so para preencher lançamentos, antes nem começar!

  6. RafaelRedfield 15/05/2013 at 13:53 -

    Depende se forem RE Maravilhosos com um Bom Enredo e personagens que estão desaparecidos e que deixam saudades porque não? Mas tem que pelo menos esperar a poeira abaixar , esse ano mesmo tem muitos outros Jogos que vão chamar uma bela atenção como por exemplo Watch Dogs e GTA V. RE5 mesmo cumpriu seu Papel , apesar de ser um game curto jogo ele até Hoje. além disso a nova Geração tá chegando Aí concerteza a Capcom vai trazer inovações para Saga que só tem a Crescer.

  7. esdras 15/05/2013 at 14:01 -

    gente, resident numerados só tivemos 2 nesta geração, o resto foi spinoff ou relançamento HD.
    acho q 1 a cada 2 ou 3 anos tá d bom tamanho, com um jogo não numerado ou spin offf no meio.

  8. Alan 15/05/2013 at 14:27 -

    No meu ponto de vista o problema de RE não é o tempo de desenvolvimento, mas sim a esquizofrenia que a capcom levou a série, não se sabe se é um Survival ou shooter, ela diz que a série ainda mantém parte das raízes e ao mesmo tempo quer abraçar os milhões de fãs de Call of Duty sonhando que vai vender 7 milhões de cópias. Só existe uma falha nesse pensamento da capcom, 99% dos jogadores de Call of Duty compram o jogo por causa do multplayer, enquanto que 99% dos jogadores de RE compram por causa da campanha já que o MP de RE é muito fraco. Então se a capcom quer fazer RE atingir esse patamar tem que criar um MP espetacular, pra só então pensar em tornar a franquia anual. Não acho que RE tenha força pra se tornar uma franquia anual sem se tornar chato e repetitivo, acho que deve ser a série numerada a cada 2 e meio e alguns spin offs nos intervalos.

  9. Daniel 15/05/2013 at 14:57 -

    No caso de Assassin’s Creed é ridículo, esse próximo jogo da saga poderia bem ser mais um DLC do AC 3 ao invés de ser o quarto jogo, não quero nem saber dele e to pouco me lixando.
    Call of duty é uma desgraça, é um jogo caça níquel que não evolui em nada.
    Prefiro que RE fique uns 2, 3 anos sem lançamentos novos mas que eles façam um jogo bem trabalhado e decente. Espero que o próximo título saia mesmo para as novas plataformas de games.

  10. rescclp 15/05/2013 at 17:14 -

    Quando séries são anualizados, vide Call of Duty, reparem que a versão anteriormente lançada praticamente “morre” ao ser lançada uma nova versão e poucas pessoas voltaram a jogar a versão anterior tendo a mais nova. Isso é uma realidade bem diferente do que vemos com a série Resident Evil, onde, mesmo com lançamentos, ainda voltamos a jogar os games anteriormente lançados.

    Seria interessante sim, lançamentos anuais de Resident Evil, mas, aqui a Capcom teria que seguir regrinhas básicas: Lança um númerado num ano, dando prosseguimento e direcionando a história e no ano seguinte, ou um spin-off como forma de trazer novas tendências á série ou tentar algo novo ou um prólogo que poderia completar alguma parte da história, como vimos com REvelations.

    Tudo isso, sem esquecer é claro, aliáda a alta qualidade agregada a seus produtos (“antigo” padrão Capcom de qualidade), inovação e respeito ao consumidor! =)

  11. Sonny 15/05/2013 at 21:54 -

    Por isso soi fã da Rockstar, que demora anos para lançar algum título novo e quando lança ele é de perfeito pra cima. Eles visam qualidade do que quantidade. PS. odeio esses lançamentos inúteis da série COD, pois não mudam EM NADA de um jogo para o outro, é só uma forma de rasgar dinheiro.

  12. Murilo 16/05/2013 at 01:11 -

    eu sou pessimista sobre tudo que sai de resident evil hoje, joguei a demo de Revelations e parece ser muito bom, climinha terror, nao deu para ter certeza, mais parece que volta os enigmas, mais mesmo assim, pensem, Resident evil 4 quando saiu, a galera caiu de pau em cima dizendo que nao era como os antigos, quando saiu o 5 cairam de pau em cima dizendo que resident foi até o 4 e acabou.(mais o 4 nao era tao bom quantos os outros, mais mesmo assim surgiu inúmeras pessoas falando isso,(ele se tornou um dos bons? sem explicação), quando lançaram o resident ORC, falaram mais mal ainda! (de fato, nao to conseguindo terminar, sem animo pra aquilo) lançaram resident outbreak, 4, 5, 6, dead ain, ORC e mais um monte de coisas, para ver oque o publico curti mais?
    esses caras nao entenderam oque os classicos tinham? TERROR E ENIGMAS ,nao tinha um mapa mostrando onde ir, e a historia muitas vezes te fazia voltar na primeiro local do jogo, por que faltava algo pra seguir em frente, o graficos sao indescutiveis, eu acredito que resident merece a nova posição de camera, que os personagens possam atirar e andar e bater nos inimigos, mais nada de guerras contras las plagas, uroboros e outras coisas, eu acho que podiam fazer um Zumbi inteligente sim!
    mais que o foco dele fosse comer um cerebro e que a inteligencia dele, fosse ser mais rapido, mais inteligente sobre rastrear os herois e não matar por matar!
    pra mim, isso é o que torna o mais ridiculo no resident evil a partir do 4, sao essas armas biologicas que destruiram a ideia de terror, revelations traz inimigos bem legais, dava pra manter isso!
    Os fãs podiam ensina-los a criar um jogo!!!
    nao é necessario lançamento anual mesmo, acho necessário uma boa convivencia com os fãs da serie e isso nao se compara a Ubisoft, os fãs queria um Assassins Creed de pirata e os caras atenderam (pra quem curte, legal, mais acho essa serie saturada e meia boca) e ainda diminuiram os preços dos antigos para que os fãs tivesse a coleção!, isso é compromisso com os fãs e dessa forma conseguem bons lucros.

  13. jfagjr 16/05/2013 at 03:25 -

    Pra mim eu acho o seguinte:
    Deveriam fazer quase no proposito dos
    resident 1,2,3, e veronica: ou seja demorarem para lançar um pouco como
    esses citados anteriormente, masss enquanto nao sairia um numerado mesmo
    podiam seguir com spin offs como disse
    o rapaz ali nos comentarios anteriores..spin offs alem de na maioria das vezes serem divertidos vc nao se preocupa muito com quais os rumos que o personagem pode tomar..assim eu penso..ouu entao adicionar um personagem do spin off na trama principal o que realmente é muito raro de se ver, se ele fosse muito legal nesse ponto de fazer isso.

  14. Willian Carvalho 16/05/2013 at 16:48 -

    Mas o que algumas pessoas não perceberam, é que Resident Evil pode SIM, ser anualizado, contanto que haja um bom conteúdo. E se querem uma prova, é RE2 e RE3. Não havia nem um ano entre os lançamentos, direito. E olha que o RE3 era spin off.

  15. levasco 18/05/2013 at 11:36 -

    Custo de produção x tempo, anualizando, diminui o tempo porém há o risco de termos um REORC, com 2 a 3 anos de intervalo a qualidade pode ser melhor porém os custos vão lá pra cima.
    Como Svensson disse, manter um ciclo de desenvolvimento para jogos anuais é pra gente grande, e não sei se a Capcom tem a estrutura pra isso.
    Em 2012 mostrou que não.