Kawata: Mercado de survival horror é pequeno demais para Resident Evil

Resident Evil: Operation Raccoon City: Kawata fala sobre o trabalho com a Slant Six

Para o produtor de Resident Evil: Revelations, Masachika Kawata, o mercado de jogos de survival horror é pequeno demais para justificar um grande investimento na produção de um game que siga o estilo antigo da franquia. Segundo ele, em entrevista ao site Gamasutra, a tendência é que os jogos da série principal continuem seguindo o caminho iniciado por Resident Evil 4 e RE5, que foram mais rentáveis e estão de acordo com o paradigma atual da indústria.

Isso não significa, porém, que a saga será para sempre deste jeito. Segundo Kawata, Resident Evil: Revelations provou para a Capcom que é viável criar jogos diferenciados fora da série numerada, já que este tipo de título exige menos dinheiro para ser produzido. Nos Estados Unidos, porém, são os jogos mais movimentados que estão dominando.

O produtor diz ainda não acreditar que Resident Evil 4 e RE5 sejam jogos puramente de ação e afirma que eles representam uma evolução natural para a franquia. Kawata conclui afirmando que, independente do direcionamento de um game, é preciso que ele seja de qualidade para vender bem e fazer sucesso, seja qual for o mercado para o qual ele é destinado.

As afirmações de Kawata podem soar como um balde de água fria na esperança de quem esperava que o estilo Revelations fosse incorporado a Resident Evil 6. Porém, talvez seja cedo demais para afirmar isso, pelo sim ou pelo não. Aparentemente, a Capcom está criando um game bem balanceado, que reunirá momentos de terror e ação. Pelo jeito, um meio termo entre os dois sistemas foi encontrado.

Agora, novos games usando a boa e velha jogabilidade, aí é pedir demais. Apesar de ter feito estrondoso sucesso no passado, a antiga jogabilidade simplesmente não funciona nos dias de hoje. Os jogadores querem personagens rápidos e inimigos desafiadores. Um movimento que, vale lembrar, teve o próprio Resident Evil 4 como um dos precursores.


Tags: , , , , , , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

32 Comentários em "Kawata: Mercado de survival horror é pequeno demais para Resident Evil"

  1. The_Mercenary 22/03/2012 at 18:56 -

    Eu achei que a série melhorou,terror é bom,pode fazer falta para uns,mas não para mim.

  2. Dalmácio Júnior 22/03/2012 at 19:08 -

    Não gostei nada dessa noticia, eu quero Game volte a o estilo antigo da franquia. 🙂

    • -Evil Shady- 23/03/2012 at 11:54 -

      Cara, toma um pouco mais de cuidado na hora de postar os comentários, por favor. Tá bem chato ficar toda hora apagando os seus.

  3. residentfan 22/03/2012 at 20:06 -

    Eu gosto dos 2 estilos igualmente, por mim se continuar na formula de RE5 já está bom.

  4. rescclp 22/03/2012 at 20:12 -

    Sinceramente, depois de ter jogado Revelation, a única coisa que falta voltar na série é puzzles.
    Em Revelations há aqueles painéis onde utilizamos a chave de fenda e ligamos os pontos, aquele para pegar-mos a shotgun, o Genesis Scan trouxe um pouco mais de exploração… O duro é encaixar esses Puzzles no games de hoje em dia e, fazer sentido para a trama.
    Mas o controle tanque e ângulos de câmera estáticos, esses não voltam mesmo! =/

    • Anderson dos Santos 23/03/2012 at 08:38 -

      Eu esto torcendo para que resident evil 6 tome como base o Revelations na parte de narrativa.

      Mas qualquer experiencia nova é valida.

  5. -Fak'Evil 22/03/2012 at 20:37 -

    Bom, meus amigos…Infelizmente como Evil Shady diz: vc define um montro que quebra janelas? Assim vc estar menosprezando a serie… Eu ate entendo mas sei que tem algo estranho… eles nao podem levar lentamente o fans da serie horror pro shooter. Acredito que tenha um publico maior de shooter, beleza. Mas o que iria custar eles criarem spin off da serie com shooter, e a principal fosse a historia horror, se eles pretendem fazer desse lado, vai distanciar certa pessoas que sempre vao estar com pe atras.
    Tipo, Resident Evil ORC… teve um dos melhores indices do melhor jogo esperado, e fiz a burrada de comprar antes da critica, mas so vou dar a minha opiniao final quando ele chegar.

  6. Hunk 22/03/2012 at 21:33 -

    Gostei mais da jogabilidade atual… Mas os jogos podiam deixar de focar muito na ação e ter mais Survival Horror.

  7. YUSUKE 22/03/2012 at 22:37 -

    O jogo sempre n agrada a todos, mais prefiro do 4 pra frente, essa besteira de que gostei mais do 1,2 e 3, me faz lembrar um amigo meu, o cara n joga esses novos games pq gostou mais do tempo do ATARI, os primeiros RE foram bons, mais o jogo tem q evoluir, os cara quer remake deles pra todos os consoles, vai zerar o jogo de novo!, na minha opinião RE tinha q virar isso msm, tinham q ter colocado coop, multiplayer, coias do tipo, sem eles o game perde replay ou vai pra pirataria, o cara joga sozinho, compra pirata zera o jogo 100% e descarta, “ou guarda, c o jogo for bom, ou c o cara for fan.”, o mais proximo dos RE antigos q vcs vão ver vai ser para os portateis, pois acho q a empresa n vai querer perder o potencial de um bom multiplayer

  8. anonimo sem sobrenome 22/03/2012 at 22:40 -

    muito ruim isso na MINHA opiniao,joguei
    o resident evil revelations e queria que o resto da serie continuase nesse mesmo caminho ( do revelations )
    seria muito legal ter uns titulos de survival horror para os antigos fãs

  9. Pablo Ramissés 22/03/2012 at 22:50 -

    Poxa, axei muito ruim essa notícia. Adoro o estilo clássico e as vezes tenho até flata da câmera clássica, mas essa aí já não volta mais. Esperava que com o sucesso de Revelations a série procuraria se focar, pelo menos em alguns jogos, nesse estilo.

  10. YUSUKE 22/03/2012 at 22:59 -

    Como seria o Leon de hoje em um survival horror das antigas, ia ficar meio esquisito, pois com toda aquela experiencia e treinamento que ele tem, ele esta sempre preparado para o que der e vier, ia ficar meio esquisito, mesma coisa q inserir medo no Chuck Norris, o jogo ia ficar meio estranho, o mais proximo disso ficar legal, seria naquele RE4 q foi cancelado, gostei do RE4, mais se tivesse sido q nem aquele q foi cancelado, acho q tinha agradado mais gente, incluindo os fans das antigas

  11. Pablo Ramissés 22/03/2012 at 23:01 -

    Axo que essa nova tendência de shooters é culpa principalmente desses jovens que só pensam nesse estilo de jogos. Uma pena. Até jogos que tentam introduzir um bom estilo mais cadenciado, como Alan Wake, fracassam por que essa nova geração tem um gosto mal diversificado. Não estou dizendo que CoD ou Battlefield são jogos ruins, mas parece que os gamers só gostam disso. Chato e decepcionante.

    • José Mac 23/03/2012 at 20:37 -

      80% dos gamers brasileiros só sabem jogar 2 tipos de jogos: de tiro e de futebol. Isso é fato.

  12. NEme 23/03/2012 at 08:20 -

    Em outras palavras ele disse que vai imitar qualquer jogo que venda bem, e os fãs que se fodam, afinal, eles não dão lucro.

  13. Diego 23/03/2012 at 08:33 -

    Esses argumentos do Kawata são bem clichês em minha opinião. No final, o que conta mesmo é se um jogo é bom ou não. Vir com essa que o survival não tem mais espaço eu acho besteira! Quer dizer que não podemos ter tiroteio, clima de terror e puzzles em um mesmo jogo? Faça-me o favor né! Pra min, survival mesmo só o Resident evil 1 do psx, pois o RE2, diga-se de passagem, o meu preferido, já tem mais clima de caos e correria do que survival horror. Fora a quantidade de munição que a gente encontra no RE2, eu mesmo levo quase o jogo todo só na pistola XD.
    Acredito que o “GRANDE” problema da série é que além da Capcom ficar tentando agradar outras pessoas, trazer fans de COD e afins. Os jogos estão cada vez piores veja o RE5 que é uma cópia “TOTAL” do RE4, tipo o cachorro é o mesmo só trocarão a coleira XD. Se o RE4 foi lançado do jeito que foi isso aconteceu devido aos desenvolvedores acharem que o jogo estava reciclando o mesmo game play vez após vez. Ai oque eles fizeram com o RE5? A mesma coisa do RE4. Acho que a Capcom se quer se basear em jogos com COD para fazer um Resident Evil deveria olha e aprender algo com a série F.E.A.R e também Dead Space.

  14. Skyblack 23/03/2012 at 08:42 -

    “evolução natural para a franquia”!! Ainda bem que evoluiu e não permaneceu na mente de alguns jogadores que não desapegam do passado e acham que o primeiro zumbi é o sucesso eterno.

  15. José Mac 23/03/2012 at 10:58 -

    Como o Shady disse, o terror aos poucos até está sendo reincorporado, mas daí trazer a velha jogabilidade dos 3 primeiros Res, com cameras estáticas e inimigos lentos, aí não dá…

    • edu 26/03/2012 at 20:04 -

      acho tenso mais é verdade
      hoje em dia tem jogos mais divertidos
      tipo silent hill é chato pakas mais gosto muito

  16. -Fak'Evil 23/03/2012 at 11:08 -

    do que adianta a gente se esguelar aqui no Brasil, fazendo criticas se eles nao ouvem a gente?

  17. Steven L. Andrade 23/03/2012 at 13:51 -

    Pra mim se RE6 tivesse um pouco do REvelations, pra mim tava ótimo. REvelations me fez lembrar do que era RE, e isso foi ótimo. REvelations mostra que é capaz criar um bom RE com a jogabilidade atual. 😉

  18. marcos 23/03/2012 at 14:12 -

    Capcom pensando em transformar Resident Evil em Call of Duty para tentar obter as mesmas vendas.

  19. polar 23/03/2012 at 18:36 -

    que falta agora?? “zumbis” voando em F-16 ???
    se esse for o pensamento da capcom de querer ter as mesmas vendas de outros jogos é isso que vai acontecer!!! quer comparar resident evil a jogos de guerra?? se quiserem tanto assim um shooter criem um , não mudem uma franquia inteira do survivor horror para shooter só porque a grama do vizinho é mais verde ¬¬

  20. Igor Brenno 23/03/2012 at 19:36 -

    Por que não tomam o exemplo de Dead Space?

  21. P.Junior 24/03/2012 at 22:53 -

    Não gostei disso.
    Se eles querem fazem um Resident of Duty, OK.
    Mas não devem esquecer e desprezar o survivor horror que levou a serie para o topo.
    Agora o Resident Evil – “Alice Matrix Version” não parece tão improvável.

  22. LJ 25/03/2012 at 01:43 -

    Para mim os jogos principais tem que ser de Survival Horror e os secundarios incorporarem estilos diferentes, como o ORC por exemplo, o RE:4 foi muito bom, pq mesmo ele tendo ação ele em certos momentos deu medo, na parte dos Regenerators é um exemplo, se o Resident perfeito seria a fusão de RE:4 e os primeiros residents, elementos como, ser de noite, inimigos pulando pela janela do nada, o jeito de mirar, andar atirando, momentos de desespero, espero que o RE:6 seja assim.

  23. Arlem 25/03/2012 at 10:24 -

    Tá certo que a jogabilidade dos antigos era muito travada, mas eles tinham uma coisa que os atuais esqueceram, a trilha sonora.

    O clima de terror e aquele ambiente angustiante são reflexo das músicas de suspense, vidros quebrando do nada, coisa e tal. Quem é que não se sentia aliviado ao entrar numa sala de SAVE. Aquela músiquinha era demais. Era só sair da sala que o clima pesado caia em cima de novo.

    Recentemente eu zerei o RE remake do Game Cube e esse sim conseguiu me dar MEDO de verdade.

  24. Cassio 26/03/2012 at 17:46 -

    A Capcom poderia ter criado um Shooter ou um game de ação dando início a uma nova franquia que pegasse a fatia de fãs do mercado que só curtem ação. Mas teria que deixar resident evil focano no horror e na sobrevivência como marca registrada da série. Imagina um público como o de dead space sendo surpreendido com um dead space 3 Shotter voltado mesmo pra ação) Ia ser um baque pra franquia. Aí eles diriam, mas o que vende hoje é jogo de tiro, shotter. E os pobres fãs de horror estariam sendo deixados de lado. Parece que a Capcom não teve criatividade para criar uma trama para o seu jogo de ação tão querido e acabou usando a trama que eles tinham com Resident. Cabeça dura das empresas que pensam: “Vamos todos fazer somente shotters.” Como se no mundo do cinema fossem feitos apenas filmes de ação.

  25. edu 26/03/2012 at 20:09 -

    Era pra ser como Dead Space é de se mijar nas calças.

  26. Chris Gamer 26/03/2012 at 21:21 -

    Se não fosse Resident Evil 4 , não teria Dead Island, Cold Fear, FEAR , Alna Wake , Left 4 Dead e muitos outros jogos de terror misturado com ação, o Terror não acabou … apenas evoluiu !

    E um jogo igual os RE antigos não sobreveviria nos tempos atuais, como ele teria co op ? Como ele teria DLC’s ?

    Os antigos não davam medo, então fazer RE ser terror é fazer ele ser o que nunca foi !

    Já zerei todos !

  27. Dayane 12/12/2012 at 02:45 -

    Se for o game antigo ja tinha parado no re3. Ninguem aguentaria a mesma historia enfadonha de ter que correr do nemeses e o virus antigo. Eu super amei re5 pela criatividade, pelos zumbis, pela açao, nao tenho mais paciencia pra correr só e ter medo de um nemeses da vida, gosto de encarar os bichos e de levar sustinhos, mas com açao velocidade, tramas, historias, romances e tristezas. A unica coisa que eu espero mesmo, são finais felizes para alguns personagens mais antigos e desafios para os novos como jake muller. E que venha re 7, re 8,9,10.. Kkk