Resident Evil 5: Retribuição é retirado dos cinemas na China

Primeiras imagens oficiais de Resident Evil 5 – Retribuição

A disputa territorial entre Japão e China gerou mais um efeito em Resident Evil 5: Retribuição. Após a ausência da atriz Bingbing Li na première japonesa do filme, a Sony Pictures decidiu não estrear o quinto longa da franquia de Paul Anderson em terras chinesas, temendo represálias dos manifestantes que exigem o controle das ilhas Senkaku.

A Sony Pictures não se pronunciou sobre a ausência de Resident Evil 5: Retribuição nos cinemas chineses. Especula-se que o atraso seja uma medida para garantir a segurança das salas de exibição, já que boa parte do longa se passa em uma reprodução da capital japonesa. O longa não tem previsão de lançamento no país, que nem mesmo aparece na lista oficial de datas de estreia.

O dia 18 de setembro marca o aniversário do incidente de Mukden, a explosão de uma ferrovia na Manchúria que foi usada como pretexto para que o Japão invadisse o arquipélago Senkaku. A China entra hoje em seu sétimo dia de protestos sobre o assunto, com ações que geraram um grande sentimento antinipônico, com a destruição de carros e lojas japonesas. Empresas da Terra do Sol Nascente, como a Mitsubishi e a Yamaha, suspenderam algumas operações no país.

A ausência de Resident Evil 5: Retribuição na China pode aplicar um duro golpe à bilheteria mundial do filme. O país é um mercado importante para a produção devido à popularidade da atriz Bingbing Li, além de ser um dos mercados mais populosos do globo.

Com informações do Último Segundo.


Tags: ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

16 Comentários em "Resident Evil 5: Retribuição é retirado dos cinemas na China"

  1. Platinum 18/09/2012 at 14:58 -

    A Ada estava magnifica, mas, impedir o filme de passar na China foi algo “tenso” pro filme, pois a China também é grande mercado, incluindo nos jogos…

  2. Yago 18/09/2012 at 14:59 -

    oxe mais eles não tão querendo ganhar dinheiro mesmo, sexto filme cancelado pod cre

  3. bruxo 18/09/2012 at 15:18 -

    essa carniça era pra ser banida de todos os cinemas do planeta

  4. Bruno Levy 18/09/2012 at 15:34 -

    Não adianta dizer que o sexto filme será cancelado, pois já bateu o que foi gasto na produção (gastos: 65 milhões ; ganho até agora: 71 milhões). E além do mais o filme tem de ter um final se não a Sony e Screen Gems ficam mal na fita. Agora é uma baque muito grande ficar de fora dos cinemas da China. Espero que isso se resolva rapidamente!

    • Felipe Demartini 18/09/2012 at 15:58 -

      Só se pagar não é suficiente. Em teoria, o ideal é que lucre três vezes mais para ser considerado um sucesso. Acumulando o mesmo tanto que levou pra ser produzido é só não dar prejuízo.

      • Bruno Levy 19/09/2012 at 06:25 -

        é verdade. Mas acho que consegue esse dinheiro mesmo não sendo exibido na China.

    • MathRe 18/09/2012 at 17:02 -

      Pior que é verdade um exemplo disso é o filme John Carter, fizeram 282 milhões dos 250 milhões de orçamento ou seja foi um fracasso.
      Que pena Retribuição ter estreado agora depois dessa crise nos Estados Unidos e agora a China?É uma pena…

  5. rodrigo 18/09/2012 at 17:30 -

    puts , não é nem o governo que censura é o próprio povo ignorante que sai quebrando tudo , o governo da china apesar de péssimo e ditatorial até tentou impedir a confusão .

  6. RafaelRedfield 18/09/2012 at 17:44 -

    Asians …..

  7. P.Junior 18/09/2012 at 17:54 -

    Que exagero, o filme só tem uns 10 min de cena em Tóquio e nem mostra tanto a cidade, só a Alice e alguns zumbis.

  8. jarbe weigher 18/09/2012 at 20:21 -

    os china deviam é gostar ja q aline quebra alguns cranios de japoneses auhsuahsuha, ai ia passa a vontade deles e aumentar a torcida por ela vaii alice auhsuahsua

  9. P.Junior 18/09/2012 at 23:47 -

    Asia, o lugar onde é todo mundo igual e todo mundo se odeia.

  10. José Mac 19/09/2012 at 01:25 -

    Bobagem, nada a ver misturar essas coisas com expressão artística1 mas vai entender essa gente…

  11. rodrigo vieira 19/09/2012 at 08:14 -

    Mesmo que não esteriar na china o filme com certeza vai se um sucesso em todo mundo e vai bater o recorde da franquia e teremos um sexto filme RE Retribuição estreiou quebrando o recorde da franquia na estreia no mundo ele fez 50 milhoes em territorios extrangeiros e 21 em casa eua somando 71 milhoes contra 44 milhoes externos de afterlife so que o afterlife fez um pouco mais nos eua no primeiro final de semana ai ele somou 73 milhoes, infelizmente esssa crise nos eua interveriraõ um pouco na bilheteria na estreia do filme mas não foi so de re po exemplo esse ano tivemops o pior verão americano em termos de bilhetria iesssa crise esta mexendo em varios setores da economia americana , mesmo assim Re 5 vai fazer muito bem nos eua e no resto do mundo , além disso o filme ainda vai estreiar na china ém alguma data , mais outrá aqui no brasil o filme bateu o recorde da franquia na estreia em varios paise no brasil por ex o ultim o fez 3 milhoes re5 fez 6 milhoes esse foi so o primeiro final de semana tem muito tempo de exibião ainda em varios paises não estreiou ainda tenho certeza que re5 superar tudo e vamos ter muito mais filmes re

  12. Ilidio 20/09/2012 at 01:53 -

    Minhas impressões sobre o filme “Resident Evil 5”, resumindo: Um completo vazio existencial para os fãs da série. É um bom filme de ação cheio de efeitos especiais, pitadas de terror e muita ficção. Porém, as fracas e infelizes referencias aos games deixaram a trama vazia. Desgaste desnecessário de personagens históricos e a falta de enredo deturparam o filme drasticamente. Ada Wong por exemplo, não decide se é uma personagem foda, forte e enigmática (como os jogos da série) ou se é uma donzela gostosa e frágil com as carinhas de sofrimento e belas pernas a mostra naquele vestido vermelho e decotado. O Barry Burton (um chinês? õO) chega acompanhado de Leon S. Kennedy (what?) sem sal com personagens que não consegui identificar (iscas desnecessárias) e em vez de Barry ser um ogro robusto é só mais um personagem cliché (com algumas referencias ao jogo) descartado rapidamente. Carlos Oliveira também muito descartável. Jill nem se fala, uma loira gostosa (ressuscitada do próximo game), mas totalmente sem referencia a Jill maravilhosa que conhecíamos, (vide “velha-guada”) foi uma jogada de mal gosto. A Umbrella perdendo o sentido e o Diretor viajando na maionese quando coloca as ceninhas do final onde aparece os raio-x dos ossos se quebrando (vide “Mortal Kombat” 2011), Wesker vira bonzinho e o Leon é um qualquer. Desculpem os que não assistiram, mas spoilearei a última cena onde até Mutalisks aparecem (vide “StarCraft”), e todos os personagens fodas da série clássica (exceto a “Super-Woman-Sayajin”, vulgo Alice Masoquista que não faz parte) Leon, Ada, Jill e Wesker, aparecem reunidos para enfrentar um panorama Apocalíptico de zumbis de todo tipo (como classics-zumbis, Las Plagas do RE4 e até zumbis nazistas a la “Dead Snow” do Tommy Wirkola) além dos Mutalisks e Likers deformados ultra fodas (quase dinossauros zumbis) e monstros diversos encerrando a cena deixando um viés para o próximo filme.
    É um filme decepcionante para os fãs e cinéfilos assíduos, porém pode agradar pessoas comuns que buscam um pouco de ação, terror (hãn?) e viagem na maionese de quem num tem mais nada que fazer, além de usar um Título foda pra fazer merchandising.

  13. Dkblitz 20/09/2012 at 06:11 -

    Que bom para eles. Já não têm que pensar se vale a pena gastar dinheiro neste verdadeiro horror de filme.