Resident Evil não precisa de zumbis para fazer sucesso, afirma produtor

Novas imagens de Resident Evil: Revelations exibem sistema de conquistas

Em uma extensa conversa com o site Xbox 360 Achievements, o produtor Masachika Kawata afirmou que a série Resident Evil não necessariamente precisa de zumbis para fazer sucesso. Na opinião dele, que foi responsável por títulos como RE: Operation Raccoon City e RE: Revelations, há uma grande pressão sobre a franquia justamente por ela ter sido uma das responsáveis pelo retorno dos mortos-vivos.

Hoje, os zumbis estão presentes no cinema, literatura e televisão, com novas produções sendo lançadas o tempo todo. Para Kawata, uma obra precisa fazer algo de diferente para que possa se diferenciar do restante. E foi justamente essa a ideia de substituir os mortos-vivos pelos Ooze em Resident Evil: Revelations.

Unveiled Edition, o relançamento do game para PlayStation 3, PC, Xbox 360 e Wii U, chega em maio.

Masachika Kawata não está errado. É muito simplista a análise de quem afirma que Resident Evil clássico só é bom por ter zumbis. A série, apesar de ter eles como seus inimigos principais, nunca foi um game de matança a mortos-vivos. Os verdadeiros vilões sempre foram as armas biológicas e, na maioria dos casos, a própria Umbrella.

Com a moda de zumbis cada vez mais saturando o mercado, fica realmente difícil fazer alguma coisa fora do usual e já conhecido. Resident Evil, porém, sempre teve a inovação como principal característica a cada novo episódio. A afirmação de que mortos-vivos são “mais do mesmo”, apesar de ter um fundo de verdade, é também uma desculpa para aqueles que não querem encarar as criaturas com seriedade e pensar fora da caixa sobre elas.


Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Felipe Demartini Ver todos os posts de
Felipe Demartini (Evil Shady) trabalha com sites de Resident Evil desde 2000. É jornalista e descobriu nos games a melhor combinação entre trabalho e diversão.

46 Comentários em "Resident Evil não precisa de zumbis para fazer sucesso, afirma produtor"

  1. @effeliciano 07/02/2013 at 18:23 -

    legal, então podem colocar macacos ou franco atiradores para substituir zombies na franquia…

    a cada afirmação desse produtor eu solto uma risada diferente..

    nunca vi uma pessoa proferir tanta besteira.

    • Bruno 07/02/2013 at 19:53 -

      Somos 2 entao meu amigo,cada vez mais os inimigos tao ficando pior,no re5 ao menos os cara armado apareciam mais pra metade do jogo,e no re6 que é a campanha do chris todinha kkkkkkkk,Resident evil partiu na moda de call of duty completamente,e esse produtor ainda vem falar uma piada dessa.

      • Victor 07/02/2013 at 21:55 -

        Vocês estão vendo de forma distorcida o que ele falou. Ao contrário do que muitos pensam RE Não é um jogo de zumbi, ou seja, desde que ele aborde armas biológicas (zumbis não são B.O.W) e o risco que elas causam, ainda sim estaria mais de acordo com a franquia do que se tivesse só zumbis no jogo inteiro. Vale lembrar também que mesmo falando de zumbis o principal ainda é o vírus que o infectou e não o infectado.

        Com relação aos inimigos armados, eu concordo em parte, acho que o exagero é desnecessário, mas não vejo porque criticar isso agora, quando já tivemos Nemesis e os Cleaners, que eram inimigos armados.

  2. jonathan 07/02/2013 at 18:31 -

    ate q concordo !!!
    desde q fique na historia de um virus q transforma humanos e animais em monstros e bla bla bla …

  3. marcos RE 07/02/2013 at 18:31 -

    De fato ele está certo se resident evil continuar no rumo de Revelations com certeza será um sucesso , espero que a franquia inove cada vez mais pois os fãns desejam isso.

  4. Murilo 07/02/2013 at 19:02 -

    Que tolo, nao sabe oque diz!
    vai persistir no erro milhoes de vezes, adoro inovaçoes, mais é necessario preservar oque faz sucesso!
    conheço resident por zumbis, outras coisas podem aparecer, como likers , nemesis, insetos gigantes, ogros, mais tudo tem que partir de um ser existente!
    daqui a pouco enfia, E.Ts nesse jogo !
    Ta faltando Terror e dificuldade nesses residents!
    depois do 3, tudo se perdeu!
    eu penso, que com tanto poder esse cara tem e joga tudo fora, eu imagino milhoes de coisas que podiam fazer a diferença e salvar o nome de jogo!
    depois de ler isso, se tiver um 7, tenho medo do que pode vir!

  5. Arthur Inacio 07/02/2013 at 19:22 -

    Resposta ao @effeliciano!!! Cara macacos zumbis já existem em resident evil zero e franco atiradores se não me engano tem muitos em resident evil 6!!! se vc não conhece a história de resident evil e de seus produtores não critique dessa maneira blzz!!

    • sonny 07/02/2013 at 23:58 -

      Amigo, ele foi irônico, pelo simples fato de que todo inimigo hoje na série RE atira pra tudo que é lado e são ninjas. Acho que foi isso…

  6. Rafael 07/02/2013 at 19:29 -

    e futebol sem bola ira fazer mais sucesso ainda, né?

  7. Bruno 07/02/2013 at 19:50 -

    Só pode ta de sacanagem mesmo esse produtor,legal entao vamo brincar com esses cara tudo armado atirando em nois como se nois tivesse jogando cod ou bf3,Pra min,resident evil tem que ser de zumbi mesmo,pq cada vez que a serie passa,os inimigos vao ficando cada vez mais uma piada.

  8. georges 07/02/2013 at 20:15 -

    Concordo com a opinião do sac.

  9. levasco 07/02/2013 at 20:29 -

    Segue o mesmo raciocínio sobre os sustos em RE, se a tensão no jogo fosse só por sustos clichês a série ficaria vazia, tem que ter sustos mas na medida certa, assim como zumbis, que podem existir, mas sem ser algo repetitivo.
    Só que pra isso o resto tem que ser muito bem feito, como já deu certo algumas vezes, vide RE5.

  10. mcle22 07/02/2013 at 21:40 -

    Pode até não precisar de zumbis, mas precisa muito menos dos Javos

  11. Bruno D cesar 07/02/2013 at 21:48 -

    Nao acho que ele esteja falando besteira,pelo contrario, acho que tudo que ele esta dizendo é de extrema importancia e tem seu fundamento. Entao pessoal nao digam que isso é besteira.
    Imagina como seria chato e repetitivo ter sempre os mesmos inimigos em todos os jogos.Kawata esta certo, porém a unica coisa que nao queremos sao inimigos armados.

  12. Rafael 07/02/2013 at 22:09 -

    eu concordo com essa afirmação, pois os zumbis para mim nunca deram medo, conheci resident evil com 6 anos e quando vi a primeira cena do zumbi aparecendo no re 1 eu dei risada de tão tosco que achei o zumbi e continuei achando os zumbis do re 1 , 2 e 3 toscos, mas os hunters me davam muito medo.

    Só me apavorei de verdade, aos 9 anos com o nemesis no re 3 e depois de zerar o jogo uma vez fiquei sem jogar o jogo até os 13 anos, que foi quando perdi o medo do nemesis.

  13. Danilo 07/02/2013 at 22:16 -

    Umbrella sem T-Vírus,
    Resident sem Evil,
    Sou eu assim sem você
    Circo sem palhaço,
    Namoro sem abraço,
    Sou eu assim sem você…
    Eu não existo longe de você
    E RE 6 é o meu pior castigo
    Eu conto as horas prá poder Jogar,
    Mas a Capcom tá de mal comigo…

    • sonny 08/02/2013 at 00:18 -

      KKKKKKKKKKKK…
      Continuando…

      Por quê… por quêêêê?…

      Zumbi sem ser lerdinho
      Nemesis sendo bonzinho
      É o que P.A. resolveu fazer

      Danger sem “You’re dying”
      Jim Chapman sem estar “crying”
      Sou eu, sem jogar RE

      …sem jogar RE…

      Porque é que tem que sr asim?…
      Se eu corro do Nemesis e nunca tem fim?
      Eu te quero a todo instante…
      F. Aid Spray meu amante…
      Eu vou pegar e usar pra mim…

  14. negushy 07/02/2013 at 22:27 -

    eu sou muito fãn de RE mas nao de zumbis, nao jogo RE por causa dos zumbis mas sim pela historias,personagens carismaticos, gameplay essas coisas realmente nao precisa de zumbi pra ser um bom RE.
    tanto que nem gosto muito de filmes de zumbis e essas coisas, atr the walking dead eu ja gostei mas, agora ta muito fraco. que eles tragam novas BOWs, novos desafios =D

  15. Carlos Lopper 07/02/2013 at 23:16 -

    É uma coisa que eu venho discutindo sempre e desde o lançamento de Resident Evil 4. As pessoas apelam para os zumbis lerdos e clássicos e acham que por Resident Evil ter iniciado e popularizado esse paço, ele deveria sempre ter que apertar na mesma tecla e usar dos zumbis.
    Se olhar direitinho, Resident Evil vem inovando os zumbis a muito tempo. Na saga temos os podres e lerdos, os clássicos, os espertos e rápidos: Ganados , os aquáticos Ooze, os asquerosos Javo etc.
    E eu gosto muito de Resident Evil não entrar no clichê do apocalipse, gosto dessa vibe Bio-Terrorismo, eu acho que é bem único e original.

    • José Mac 08/02/2013 at 00:50 -

      Eu até que gostei dos zumbis que tiveram em RE6. Só não gostei deles terem a capacidade de ficar jingando e desviando. Porra, eles são zumbis, e zumbis não possuem consciencia pra se desviar de alguma coisa, rs!!!

      • Rafael 08/02/2013 at 11:26 -

        na verdade zumbis tem inteligência, mas eles possuem instintos e criaturas que usam os instintos podem correr e desviar também de objetos e como já não sofrem dos limites que o corpo humano tem eles podem correr até mais rápido que as pessoas normais.

        • Felipe Demartini 08/02/2013 at 11:30 -

          “Na verdade”, zumbis não poderiam correr por causa do rigor mortis. Estamos falando de um game aqui, então o na verdade não se aplica.
          Resident Evil 6 explica o desvio pq os zumbis ali ainda têm reflexos de quando eram humanos. Por isso usam armas, carregam maletas e etc. Assim, dá pra forçar que o desvio quando estão sendo mirados é um instinto natural do que eles fariam caso ainda estivessem vivos e se vissem diante de uma arma.

  16. José Mac 07/02/2013 at 23:59 -

    Vou bater pela enésima vez na mesma tecla: mesmo que não sejam os zumbis, RE está precisando de criaturas que assustam mais pela aparencia do que essas criaturas do tamanho de casas de 5 andares e infectados snipers que temos aí hj.

    A última criatura que me deixou com muito medo e apreensão na série foi o Regenerator de RE4. Esse sim é um inimigo com a cara da série! Agora, Simmons transformado em mosca gigante não dá!!!

    • sonny 08/02/2013 at 00:09 -

      HAHAHAH. Será que falta imaginação pra Capcom e eles resolveram colocar o simmons a ALEXIA masculina? Porque pelo que me entendo por gente, alexia era o único inimigo que sofreria mutação e VOAVA, e mesmo assim numa espécia de formiga rainha voadora (ou mariposa, sei lá). Virar mosca é foda… mais foda que o Wesker virar uma barata no filme RE 4 Afterlife rsrsrsrr

    • José Mac 08/02/2013 at 00:47 -

      Mosca, formiga…daqui a pouco tb temos abelhas, besouros, rs…

      • Carlos Lopper 08/02/2013 at 14:14 -

        Eu concordo muito em relação a Simmons… Nossa como pode o cara é um cachorro, depois um Dinossauro e depois uma mosca gigante. E de fato nenhum desses monstros foi tão assustador quanto o Regenarator. Sem contar que é um saco matar Simmons, principalmente ele Dinossauro.

  17. sonny 08/02/2013 at 00:01 -

    Pra mim qualquer coisa que dê medo seria bem-vinda, porque enfrentar inimigos à la Alice já está demais. Daqui a pouco eles esquivam de balas e têm munição infinita. Não vou nem citar o fato de que a campanha do Chris ter tanto tiro a ponto de ouvir os tiros fantasmas no céu. Rsrsr, vergonha…

    • José Mac 08/02/2013 at 00:46 -

      Munição infinita eles já tem, rs!!!

  18. Gdragon 08/02/2013 at 00:02 -

    Por que não coloca ursinhos carinhosos senhor Kawata?

  19. Robson Cleyton 08/02/2013 at 01:22 -

    eu concordo com o sac, pra mim não é só zumbi que assusta, o nome da sério é BIOHAZARD, ou seja todo tipo de infecção biológica, a ação na campanha do Chris e Jake incomoda sim, mas não pode ser tirado, agora é terrorismo mundial, coisas horríveis acontecendo pelo planeta inteiro, e não só dentro de uma mansão ou navio, sempre serei fã de RE independente do rumo que tome, cada jogo novo me empolgo e nada vai mudar isso.

  20. Dave 08/02/2013 at 01:39 -

    Eu sou um grande fã dos Zumbis, mas isso não impede que eu goste de um Resident Evil sem a presença dos Zumbis clássicos, sendo um fã que ama os classicos não me impediu de gostar de RE5. É mentira afirmar que Zumbis não chama a atenção na série, quer mais terrorismo do que infectar uma população inteira com um virus capaz de transformar as pessoas em zumbis? Sem dizer que eles são capazes de trazer suspense e terror pra quem sabe empregá-los em uma boa história, Shinji Mikami era um gênio, a jogabilidade que ele criou para Resident Evil não funcionou no contesto da ação, vemos jogos como Dead Space que mantem a mesma mecânica e que proporciona ao jogador muitos sustos a medida em que ele avança, essa história de que Resident Evil é muito para o mercado de Survivor Horror é só história pra boi dormir.

  21. Matheus 08/02/2013 at 02:11 -

    eu nao li os comentarios entao num sei se alguem ja falo isso kkk entao vo fala,o cara ta certo em fala que Resident Evil nao precisa de Zumbis para fazer Sucesso vemos isso pelos monstro que ja passaram pela serie como os Hunters e Lickers e ate o Proprio NEMESIS(OU MENESIS KKKK)mas o problema nao eh os Zumbis eh o proprio estilo de jogo pois o Revelations eh Suvivor Horror e eh muito Massa mas o Operations eh açao e eh muito escroto entao mesmo que tire os zumbis do jogo para sempre lembrese que Resident Evil e lembrado como Suvivor nao Açao……….

  22. Bruno 08/02/2013 at 08:31 -

    produto tenho uma coisa a dizer resident evil sempre foi zumbis desde o zero como assim não precisa você fumo oque antes de falar isso eu lembro que desdo do zero mas é um absurdo bota zumbis com armas e carros

  23. esdrasbc 08/02/2013 at 12:18 -

    bastava as bows, não precisa de zumbis nem de javos, os zumbis representam os inimigos faceis, os moderados e dificeis são as bows como lickers, cachorros, aranhas, cobras, tirants, um jogo só com esses bichos em vez desses javos de rifle, mascara de palhaço e moto seria bem mais assustador e emocionante, pois esses javos são verdadeiramente palhaços loucos…

  24. ROCKBruno6 (ps3) 08/02/2013 at 13:51 -

    RESIDENT EVIL, ou BIOHAZARD
    não é necessariamente um jogo sobre zumbis, SIM o jogo teve uma grande influencia e popularidade por causa dos filmes de Romero (segundo os produrores do 1° game, seriam fantasmas.até que viram um dos filmes de Romero e gostaram do que viram)
    MAS RESIDENTEVIL é um jogo que tem como tema principal “riscos biológicos por contaminantes criados em laboratório” (por isso o nome original /japonês/ é BIOHAZARD -RISCO BIOLÓGICO-)
    ENTÃO os temas abordados em RE5/6 fazem tanto parte da essencia do jogo como os temas abordados em RE1/2/3
    PORÉM de maneiras diferentes, que para minha pessoa, prefiro muito mais o tema mais TERROR, tipo “P** COISAS MORTAS VIVAS ESTÃO COMENDO PESSOAS E ESPALHANDO UMA DOENÇA INCURAVEL PRODUZIDA EM LABORATÓRIO” ao invés de “SOLDADOS GENÉTICAMENTE MODIFICADOS CAUSAM ATAQUES TERRORISTAS FORTEMENTE ARMADOS ATRAVÉS DO MUNDO”
    ————————-
    Ai fica com cada um, eu prefiro a primeira abordagem, o TERROR, e o SURVIVAL (por ex. OUTBREAK, em q vc quase nao tem armas de fogo)
    Por isso a cada jogo que sai com o segundo foco eu fico mais decepcionado, são jogos bons, mas não são o que eu espero.
    ————————

  25. Roberto Redfield 08/02/2013 at 14:10 -

    esse produtor é um babaca memso… quando se vê isso entrou há pouco tempo no ramo e se acha o poderoso…

    Assim como o Murilo e outros que vi os comentários, só conheci Resident Evil por que o principal de todos os inimigos pra mim são os zumbís… e agora a série não precisa de zumbí?

    Isso é no que dá contratar qualquer tipo de pessoa para assumir algo que não está a altura do game… isso é o que chamo de falta de respeito com os gamers e principalmente com a história que foi a melhor de RE0 até RECVX. E claro, o meu preferido ainda é o RE2

    • Felipe Demartini 08/02/2013 at 14:35 -

      Masachika KAwata está envolvido com a franquia desde 1999, e é produtor desde 2005. As vezes pesquisar um pouco é interessante antes de sair falando qquer coisa.

  26. Spawn 08/02/2013 at 18:37 -

    Joguem por quase 20 anos contra os mesmos inimigos(zumbis)…se tivessem seguido o que muita gente fala RE ja tinha acabdo a muito tempo.

  27. yuri 09/02/2013 at 07:28 -

    tirem os zumbis, coloquem ganados, javos, moscas, gafanhotos, lacraias, formigas, caranguejos, trolls, tiranossauros, besouros… vou te contar, viu.

  28. Douglas Neto 09/02/2013 at 08:41 -

    No RE3 o que assusta não são os zumbis, e isso é fato. as cutscenes onde zumbis ou corvos aparecem do nada (pulando da janela ou sei lá) não assustam por causa da presença deles, e sim pelo fato de que você passa o jogo inteiro tenso, sabendo que a qualquer momento o Nemesis pode aparecer. Acho que a CAPCOM poderia dar uma atenção um pouco maior neste quesito do “Perseguidor Implacável”

  29. Victor 10/02/2013 at 00:58 -

    Você saberia me dizer como um jogo ruim (REORC) e outro ótimo (Revelations) podem ter o mesmo produtor? Que aliás aparenta ser bem competente.

    • Felipe Demartini 10/02/2013 at 04:05 -

      Não depende só do produtor…. REORC nem foi desenvolvido pela Capcom, pra começo de conversa.

  30. lalaLA 16/02/2013 at 23:50 -

    Esse é o primeiro argumento justificando um outro Resident Evil que falte com os fãs. =( SE PREPAREM!

  31. Kioshi I. Sheridan 25/02/2013 at 14:01 -

    Claro né, afinal de contas depois que transformaram Resident Evil em uma especie de jogo de guerra, tirando QUASE todo o Survival Horror, muitas pessoas passaram a jogar, quando eu digo MUITAS é porque são realmente MUITAS, tipo crianças. Além disso, não foi assim que o Leon ganhou fama da noite pro dia conquistando mais de 85% dos “jogadores” atuais? muita gente diz que não, mas eu garanto que se Resident Evil 4 não tivesse sido com o Leon, mas sim com qualquer outro personagem seja ele Chris, Jill, Barry, HUNK, Claire, Rebecca ou qualquer outro, toda essa faminha que o Leon tem agora seria deste outro suposto personagem que estaria no RE 4 e o Leon continuaria do mesmo jeito de antes, sendo reconhecido somente pelos fãs dele que jogaram o RE 2.

  32. The Super Gamer Zombie 26/02/2013 at 20:15 -

    A série, apesar de ter eles (zumbis) como seus inimigos principais, nunca foi um game de matança a mortos-vivos. Os verdadeiros vilões sempre foram as armas biológicas.
    Sim e verdade mas tbm mudar zumbis para infectados com ARMAS DE FOGO e inteligentes a velho isso não e resident evil isso e um JOGO DE AÇÃO SENDO QUE Resident Evil era para ser TERROR bom isso ate lançarem R.E. 4 essa e a minha opinião !

  33. Micaill 04/07/2013 at 12:33 -

    O filme ja foi uma M*r%$! O Jogo de 100 caindo pra 0….

    Aff, concordo com um comentario aqui, a última vez que assustei jogando resident foi dando de cara com o Regenerator em RES4, fora isso virou so uma festa…